Cantor e compositor com quase duas décadas de atuação na cena musical de Fortaleza, Berg Menezes dá uma pausa na preparação do seu novo álbum de estúdio para reinventar uma obra que faz parte da vida dele e de muitas pessoas de sua geração: as músicas do Los Hermanos. O artista estreia no dia 17/11 o show “O quanto eu te falei - Berg Menezes canta Los Hermanos”, onde traz o seu olhar de compositor para reinventar completamente versos que estão na memória coletiva de uma geração. A primeira apresentação será no Teatro Dragão do Mar, a partir das 18h e com tradução em libras. Os ingressos variam entre R$ 30 e R$ 60.
Ingressos online: https://bileto.sympla.com.br/event/99650
“O Los Hermanos, não somente as músicas deles, fizeram parte da minha vida de uma maneira íntima em um tempo anterior a rede sociais, eles ocuparam um lugar quase como irmãos mais velhos que eu tinha, amigos mais experientes que anunciavam um pouco do que seria a minha vida nos próximos anos. Eu chorei com eles, sofri com eles e pulei com eles em praticamente todos os shows que aconteceram em Fortaleza. As músicas de Los Hermanos vem e vão na minha trajetória durante esses anos, mas sempre retornam”, ele conta.
Assista a versão de “Último Romance” nos ensaios da turnê: https://youtu.be/HiXx6XyAVeU
Assista a versão de “Pois É” nos ensaios da turnê: https://youtu.be/6aRGcBPSDow
Assista a versão de “Sentimental” nos ensaios da turnê: https://youtu.be/QNgm9wRL07M
Essa sensação do tempo passar e as músicas continuarem é o mote que leva a escolha do repertório, que usou as canções existencialistas do grupo como agregador de uma história de um período de tempo e de uma saudade.
“Por mais que em alguns momentos as canções mais românticas e dolorosas do repertório possam tocar declarações de amor mais piegas, parece haver sempre uma coisa meio nostálgica e trazer esse romantismo para algo mais existencial. Nesse ponto, nossos repertórios, meu e deles, se aproximam”, conta Berg. “O ponto de partida deste show é o diálogo sobre a passagem do tempo e a percepção de alguém que tem a possibilidade de falar para si mesmo, de 20 anos atrás, como se tivesse o poder de lhe guiar pelo percurso”.
Berg Menezes iniciou sua carreira nas bandas Relicário e Os Coadjuvantes, além de participar de projetos como o Coral da Universidade Federal do Ceará. Seu trabalho solo inclui os EPs "Imperfeito" (2013) e "Vagabundo" (2014) e os álbuns "Pedra" (2016) e "Qual é a Sua Revolução?" (2018) além de uma série de singles, como uma nova versão de "Vagabundo".
Recentemente, circulou pelo Nordeste com o show "Sinais Musicais". Além disso, realizou uma Oficina Música e Acessibilidade, discutindo desafios e possibilidades na comunidade artística em diversas cidades. A questão da acessibilidade é algo importante no processo criativo da banda de Berg. O artista tem como integrante fixo da sua banda a intérprete de Libras Vanessa de Assis, que atua como uma segunda vocalista. Este show será a primeira vez que a banda se debruça sobre a obra de outro artista.
“Existe um exercício meu, da banda e do diretor musical Victor Oliveira de recriar os arranjos dando às canções a cara que temos também na sonoridade do nosso trabalho autoral. Tem sido bem prazeroso e desafiante nos ensaios, seja porque são canções muito marcantes, seja porque qualquer mudança precisa também preservar a sua essência. Revisitar as canções é como revisitar a mim mesmo, num tempo onde existia também um certo otimismo juvenil”, ele conclui.
Ao vivo ele e Vanessa serão acompanhados por sua banda formada por Álvaro Abreu (bateria), Vitor Maia (baixo e vocais), Rian Rafaiel (teclado, acordeon e vocais) e Jefferson Juan (guitarra). O Teatro Dragão do Mar fica localizado na Rua Dragão do Mar, 81, na Praia de Iracema.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIEL CORREA RODRIGUES
[email protected]