04/11/2024 às 10h00min - Atualizada em 04/11/2024 às 12h07min

3 tipos de franquias com Receita Recorrente que garantem estabilidade ao investidor

O Brasil se destaca como o 7º país com maior número de empreendedores no mundo, segundo relatório GEM

LAíSE MARCONDES
(Imagem: Unsplash)

Criar um modelo de negócio que gere receita recorrente é uma estratégia poderosa, especialmente em franquias, onde a previsibilidade de receita traz segurança tanto para o franqueado quanto para o franqueador. Esse tipo de receita ocorre quando há um fluxo contínuo de pagamento de clientes, seja por meio de assinaturas, serviços periódicos ou vendas recorrentes de produtos. 

Possuir um negócio próprio está entre os principais sonhos dos brasileiros. De acordo com o relatório GEM (Global Entrepreneurship Monitor) de 2021, esse desejo ocupa a 3ª posição na lista de aspirações da população, atrás apenas do sonho da casa própria e da vontade de viajar. Além disso, o Brasil se destaca como o 7º país com maior número de empreendedores no mundo, com 43 milhões de pessoas já possuindo um negócio formalizado ou planejando iniciar um empreendimento em breve.

Empreender pode envolver riscos, porém investir em uma franquia proporciona um grau extra de segurança. Isso ocorre porque, ao abrir uma unidade de uma marca já estabelecida, você estará seguindo um modelo de negócio que já demonstrou sucesso. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias superou as expectativas em 2023, registrando um crescimento de 13,8% e atingindo a marca de R$ 240,661 bilhões. 

Apesar de os clientes adquirirem os serviços apenas uma vez, os pagamentos são realizados em intervalos regulares durante o curso, assegurando um “acúmulo de receita” para o franqueado. 

Nem toda franquia gera receita recorrente. Essa receita ocorre quando há um fluxo constante de pagamentos regulares, como em assinaturas ou serviços contínuos. Franquias em setores como academias, escolas de idiomas, provedores de internet e serviços de assinatura costumam ter esse tipo de receita. Por outro lado, algumas franquias, especialmente no varejo e na alimentação, podem depender mais de vendas pontuais, o que faz com que sua receita varie de acordo com a demanda e o volume de vendas.

 

Neste contexto, conheça 3 negócios de franquias com receita recorrente: 

  • Cursos Profissionalizantes: (Cebrac - Centro Brasileiro de Cursos): a receita recorrente é essencial para franquias de educação, que frequentemente utilizam mensalidades ou parcelas para oferecer seus serviços, como cursos e workshops. Ao investir em uma franquia, você garante a atração de alunos para os próximos meses. Para os clientes, o pagamento é automático e se assemelha a contas mensais, o que proporciona previsibilidade financeira à empresa e simplifica a gestão das cobranças. Além disso, esse modelo permite que a empresa foque na qualidade do serviço e mantenha um relacionamento prolongado com os seus alunos, criando oportunidades para novas matrículas. 
 
  • Idiomas (Minds Idiomas): a receita de uma escola de idiomas é composta principalmente por mensalidades de alunos matriculados, que variam conforme o nível do curso, a duração e o formato (presencial, online ou híbrido). Além disso, muitas escolas cobram uma taxa de inscrição única no momento da matrícula, o que gera uma receita adicional. Cursos intensivos e especializados, como inglês para negócios ou preparação para testes, também contribuem com receitas extras. A venda de material didático, como livros e apostilas, bem como o acesso a plataformas de aprendizado online, é outra fonte de receita importante. A Minds se classifica entre as franquias em que o material didático gera uma boa receita para o franqueado.
 
  • Estética e Beleza: (Sóbrancelhas): a receita recorrente de uma rede de franquia de estética é um modelo de negócios que se concentra em oferecer serviços regulares e programados aos clientes, garantindo uma base de receita estável e previsível. Nesse contexto, as franquias podem implementar planos de assinatura ou pacotes de serviços que incentivam os clientes a voltarem com frequência. Por exemplo, um cliente pode optar por um pacote mensal que inclui sessões de depilação, tratamentos faciais ou corporais, entre outros serviços. 

A fidelização é fundamental; franquias podem criar programas de pontos ou descontos para clientes que utilizam seus serviços regularmente.

 

Para informações (Imprensa):

Queissada Comunicação

Agência de RP & Digital Full Service

Laíse Marcondes - [email protected] - (12) 99674-5960

Juliana Queissada - [email protected] - (11) 99813 6291
 






















 

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