Criar um modelo de negócio que gere receita recorrente é uma estratégia poderosa, especialmente em franquias, onde a previsibilidade de receita traz segurança tanto para o franqueado quanto para o franqueador. Esse tipo de receita ocorre quando há um fluxo contínuo de pagamento de clientes, seja por meio de assinaturas, serviços periódicos ou vendas recorrentes de produtos.
Possuir um negócio próprio está entre os principais sonhos dos brasileiros. De acordo com o relatório GEM (Global Entrepreneurship Monitor) de 2021, esse desejo ocupa a 3ª posição na lista de aspirações da população, atrás apenas do sonho da casa própria e da vontade de viajar. Além disso, o Brasil se destaca como o 7º país com maior número de empreendedores no mundo, com 43 milhões de pessoas já possuindo um negócio formalizado ou planejando iniciar um empreendimento em breve.
Empreender pode envolver riscos, porém investir em uma franquia proporciona um grau extra de segurança. Isso ocorre porque, ao abrir uma unidade de uma marca já estabelecida, você estará seguindo um modelo de negócio que já demonstrou sucesso. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias superou as expectativas em 2023, registrando um crescimento de 13,8% e atingindo a marca de R$ 240,661 bilhões.
Apesar de os clientes adquirirem os serviços apenas uma vez, os pagamentos são realizados em intervalos regulares durante o curso, assegurando um “acúmulo de receita” para o franqueado.
Nem toda franquia gera receita recorrente. Essa receita ocorre quando há um fluxo constante de pagamentos regulares, como em assinaturas ou serviços contínuos. Franquias em setores como academias, escolas de idiomas, provedores de internet e serviços de assinatura costumam ter esse tipo de receita. Por outro lado, algumas franquias, especialmente no varejo e na alimentação, podem depender mais de vendas pontuais, o que faz com que sua receita varie de acordo com a demanda e o volume de vendas.
Neste contexto, conheça 3 negócios de franquias com receita recorrente:
A fidelização é fundamental; franquias podem criar programas de pontos ou descontos para clientes que utilizam seus serviços regularmente.
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