Por Thiago Baeta, Solutions Architect da Deutsche Telekom
As empresas de logística que trabalham com o modal rodoviário enfrentam muitos desafios no Brasil. Além das grandes distâncias percorridas, muitas vezes em estradas em péssimas condições, as empresas e os motoristas também estão sujeitos a roubos de carga e do próprio veículo. Prover serviços de conectividade é fundamental para incrementar a segurança, a eficiência e a qualidade da logística.
A disponibilização de cobertura das redes móveis e a conectividade IoT (internet of things)/M2M (machine to machine) possibilita melhorar a eficiência na manutenção preventiva, o que é fundamental para redução dos custos operacionais das empresas de logística, já que segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT) 67,5% das rodovias são classificadas em situação regular, ruim ou péssima. Por meio da conectividade, os proprietários da frota e os responsáveis pela mesma podem acompanhar as notificações de advertências nos painéis dos veículos, realizar diagnósticos remotamente para agendamento de manutenções preventivas e corretivas, bem como reduzir os custos com deslocamentos desnecessários até o centro de manutenção.
A conectividade também possibilita saber onde estão os caminhões em tempo real, isso permite ao responsável saber se o veículo segue o trajeto definido na velocidade estabelecida. Essas informações ajudam a aumentar a segurança, pois donos e responsáveis pela frota podem saber se um veículo saiu da rota programada, por causa de uma tentativa de roubo e consequentemente tomar as devidas ações.
Ao acompanhar o perfil de condução do veículo é possível saber se um motorista ultrapassa o limite de velocidade pré-estabelecido para um determinado trecho ou tem atitudes que aumentam as chances de ocorrer um acidente. Dessa forma fica mais fácil avaliar a necessidade de o condutor passar por um treinamento de reciclagem. Uma direção mais segura também ajuda a reduzir o consumo de combustível, desgaste do veículo e por consequência o custo de manutenção.
Por meio da conectividade proprietários da frota e gestores também podem acompanhar o percentual de combustível no tanque e a quantidade de horas que o motor está operacional. Dessa forma, as empresas podem saber se o veículo está em funcionamento por um período superior ao limite de horas previstas, que um motorista profissional pode trabalhar de forma seguida ao longo de 24 horas, evitando potenciais impactos legais/trabalhistas.
Como já acontece com os veículos de passeio, que recebem cada vez mais dispositivos conectados à rede móvel para aumentar a segurança e o bem-estar de proprietários e passageiros, as montadoras investem na conectividade dos veículos destinados ao transporte de mercadorias. Mas para que as empresas de logística possam se beneficiar completamente da tecnologia embarcada por todo o território nacional é necessária a manutenção do esforço coletivo que envolve governo federal, órgãos legisladores e operadoras, para ampliar a cobertura das redes móveis, majoritariamente em segmentos e/ou rodovias ainda desprovidas desse serviço.
Cobertura móvel nas rodovias federais
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em março de 2024, dos 122.216 km rodoviários no Brasil, 87.515 km ou 71,6% da malha é coberta por alguma forma de tecnologia, seja ele 2G, 3G, 4G ou 5G. A tecnologia mais recente está disponível em 12,7% das rodovias e o 4G em 70,4%. Para efeito de comparação, em julho de 2023, o percentual era respectivamente de 8,6% e 67,4%.
Em um país de dimensões continentais a distribuição da cobertura entre as unidades federativas é desigual. No estado de São Paulo as tecnologias 4G e 5G de forma combinada já estão presentes em 98,4% das rodovias. A área de cobertura das duas tecnologias combinadas é superior a 80% em mais 13 unidades federativas, incluindo os demais estados da região Sudeste, toda a região Sul, no Distrito Federal, e em boa parte do Nordeste incluindo Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Mas na região Norte o percentual de rodovias com cobertura das tecnologias 4G e 5G não passa de 50%. A única exceção é o Tocantins, que tem 51,2% das rodovias com cobertura pelas tecnologias 4G e 5G. O menor índice é no Amazonas, onde 7,6% das rodovias são cobertas pelas duas tecnologias combinadas. O ponto positivo foi a ampliação do serviço, já que em julho de 2023, o percentual era de 6,3%.
A manutenção do investimento nas tecnologias de IoT e M2M, por parte dos fabricantes, e na ampliação da área de cobertura nas rodovias, pelas operadoras, não beneficiará apenas as empresas de logística. Como o modal rodoviário é responsável pela maior parte do tráfego de mercadorias no país, 65% segundo a CNT, a melhoria nos processos possibilita a redução de custo para as cadeias produtivas, diminuição no número de acidentes causados por problemas de manutenção, excesso de velocidade ou de carga de trabalho, além de benefícios ambientais como redução na emissão de gases do efeito estufa, gerando benefícios para toda a população.
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EMILIA BERTOLLI PATRIZI
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