Nos dias 6 e 7 de novembro acontece o 3º Fórum Senac de Sustentabilidade. On-line e gratuita, a terceira edição do evento terá como tema “Sustentabilidade para Pessoas, os Negócios e o Planeta”, promovendo debates cujo intuito será demonstrar ao público, através da expertise dos especialistas convidados, como é possível promover o desenvolvimento social e econômico sem abrir mão da preservação do meio ambiente.
No dia 6, das 10h às 11h30, a primeira mesa de debate: “Aprendizagem Colaborativa para a Cidadania Global”. Nela, os palestrantes discutirão como a escola pode contribuir para desenvolver estudantes capazes de resolverem problemas complexos e fortalecerem a cidadania local e global, considerando a sustentabilidade como pilar essencial nessa formação.
Também no dia 6, das 19h30 às 21h, será o momento de discutir “ESG, Inteligência Artificial e as Novas Relações Econômicas”. Abordando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 12, Consumo e Produção Responsável, o painel irá debater a nova configuração de mercados mais sustentáveis, valorizando, a partir do ESG, tendências como a bioeconomia, a economia verde, a economia solidária, a economia circular, entre outras.
Já no dia 7, das 10h às 11h30, o painel “Aldeias, Quilombos e Favelas: a potência das comunidades” discutirá a força e a potência das comunidades brasileiras com foco em agentes transformadores, tratando de temas como ancestralidade, empreendedorismo, economia criativa e juventude.
Fechando o 3º Fórum Senac de Sustentabilidade, das 19h30 às 21h, o debate “Rumo à COP 30: enfrentamento às emergências climáticas” irá destacar as potencialidades do Brasil e os caminhos de enfrentamento às mudanças climáticas, objeto da 30ª Conferência das Partes da Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em 2025.
O Senac oferecerá certificados de participação, mediante inscrição prévia. Tanto a programação completa quanto o link para se inscrever nas atividades, podem ser acessados no site do Senac São Paulo do evento.
Programação
Aprendizagem Colaborativa para a Cidadania Global
Dia 6 de novembro, das 10h às 11h30
Debora Galofaro, mestra em Educação pela PUC-SP e Fab Learn Fellow em Columbia, Estados Unidos, considerada uma das 10 melhores professoras do mundo pelo Global Teacher Prize 2019, Nobel da Educação.
Lucila Mara Sbrana Sciotti, doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), atualmente é superintendente de operações no Senac.
Reinaldo Bulgarelli, sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação e Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. É educador, conferencista e escritor.
Sylvie Mutiene, analista de Diversidade, formada em Direito pela Université William Booth/Kinshas na República Democrática do Congo. Reconhecida pelo trabalho de acolhimento a refugiados no país.
Mediação: Paulo Sérgio Rezende, mestre e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, atualmente, é Gerente de Operações do Senac São Paulo.
ESG, Inteligência Artificial e as Novas Relações Econômicas
Dia 6 de novembro, das 19h30 às 21h
Cintia Félix, fundadora da marca de impacto socioambiental na moda AZ Marias, é também docente do Senac Lapa Faustolo
Gustavo Machado, mestre em Design pela Miami University, atua com corporações, PMEs, startups e empreendedores. Sócio-fundador da comunidade Tudo Sobre IoT e co-fundador do Teach the Future Brasil.
Horrara Moreira, bacharel em Direito pela Universidade Federal do RJ, especialista em Advocacy, Mobilização e Engajamento, Práticas Colaborativas pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas e Design Centrado no Humano.
Priscila Rocha, mestre em Saúde, Sustentabilidade e Meio Ambiente pela USP. Especialista em ESG-Business Management Leadership pela Universidade de Cambridge. Engenheira Química pela Universidade Federal de São Carlos. Head Global de Sustentabilidade e ESG da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Professora da Pós em ESG no Senac Jabaquara.
Mediação: Silene Bueno de Godoy Purificação, doutora e mestra em Saúde Pública, coordenadora e professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara.
Aldeias, Quilombos e Favelas: a potência das comunidades
Dia 7 de novembro, das 10h às 11h30
Jurandir Augusto Martim, nascido no território indígena Jaraguá, morador da Tekoa Yvyporã onde é conhecido como Tupã Jekupe Mirí. Dedica-se à educação ambiental, reflorestamento e bioconstrução.
Leticia Gabriella, gerente de Projetos Especiais na CUFA, é ativista das causas antirracista e feminista. Coordenadora Nacional do G20 favelas em 2024.
Misael Henrique Rodrigues dos Santos, educador social, graduando pela universidade federal do Paraná (UFPR). Licenciatura em educação do campo. Técnico em Agroecologia pelo IFSP. Membro da Coordenação da Juventude da CONAQ do Estado de SP. Membro do Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira.
Tamiles Santos Alves, Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (PPGHDL) (FFLCH-USP) e especialista em DE&I, é gestora de projetos de diversidade e inclusão.
Mediação: Élica Pratavieira Zanchim, mestre em Educação, é pós-graduada em Engenharia de Produção, Finanças e Controladoria. Atualmente, é coordenadora responsável da área de desenvolvimento social e infraestrutura, na Gerência de Desenvolvimento do Senac São Paulo.
Rumo à COP 30: enfrentamento às emergências climáticas
Dia 7 de novembro, das 19h30 às 21h
Edson Grandisoli, pós-doutorando do Programa Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP), é especialista em Educação e Sustentabilidade com mais de 20 anos de experiência, atuando como pesquisador e consultor em Educação Climática e Economia Circular.
Josilene Ticianelli Vannuzini Ferrer, cientista Social, especialista em Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e Relações Internacionais da CETESB. Doutoranda em Ciência Ambiental PROCAM-USP.
Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Cidades Sustentáveis, é pProfessor do MBA do LARC da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Foi conselheiro do Global Compact da Organização das Nações Unidas (2012-2018).
Onara Oliveira de Lima, conselheira do Capitalismo Consciente e engenheira ambiental e de segurança do trabalho. Possui MBA pela FGV e diversas especializações em ESG, incluindo Harvard Business School.
Mediação: Eduardo Mazzaferro Ehlers, doutorado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo, é gerente de Comunicação e Relações Institucionais do Senac São Paulo.
Serviço
3º Fórum Senac de Sustentabilidade
Quando: 6 e 7 de novembro
Onde: on-line, no canal oficial do Senac São Paulo no YouTube
Atividades inteiramente gratuitas.
Para certificado de participação, inscrição no site da instituição do evento.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TALITA LIMA DOS REIS NAKAMURA
[email protected]