31/10/2024 às 14h39min - Atualizada em 01/11/2024 às 08h10min
Posso colocar manta asfáltica em piscinas totalmente enterradas?
Especialista esclarece os riscos e alternativa para impermeabilização nessas áreas
2PRÓ COMUNICAçãO
Divulgação/Soprema A instalação de mantas asfálticas para a impermeabilização de piscinas enterradas pode gerar dúvidas sobre a viabilidade técnica e a durabilidade dos materiais aplicados nessas estruturas. Francisco Puente, gerente técnico do Grupo Soprema, alerta que o uso de manta asfáltica não é recomendado para piscinas que ficam totalmente enterradas, especialmente em áreas onde há presença de lençol freático.
Para garantir uma impermeabilização eficaz em estruturas como essas, o especialista recomenda o uso da argamassa polimérica cimentícia, que, por ser sistema rígido, cria uma barreira mais adequada para a pressão negativa. Esse sistema de impermeabilização é capaz de proteger as piscinas contra infiltrações externas.
"Em áreas sujeitas à pressão negativa, como piscinas enterradas, o uso da manta asfáltica na impermeabilização não é o mais indicado. Devido à sua elasticidade e flexibilidade, esse tipo de sistema tende a perder aderência nessas condições, o que pode causar problemas como a formação de bolhas, descolamentos e até desplacamentos", explica Puente.
Como uma piscina enterrada enfrenta pressão bilateral da água – negativa de fora para dentro e positiva de dentro para fora –, é comum combinar sistemas. “A argamassa polimérica atua para conter a pressão negativa, enquanto um sistema cimentício flexível, como o Denvertec 540 Flex ou o Denvertec 540 Fibras, é aplicado sobre a argamassa para conter a pressão positiva, reforçando a durabilidade da estrutura”, afirma o especialista.
Dica de produto O Denvertec 100 é um revestimento impermeabilizante com argamassa polimérica bicomponente, à base de cimentos especiais, aditivos minerais e polímero acrílico – oferece alta resistência à pressão de água, resiste até 60 metros de coluna d'água e possui ótima aderência.
É indicado para impermeabilização de banheiros, cozinhas, umidade de rodapés, lavanderia, paredes internas e externas, baldrames, cortinas, piscinas, tanques, reservatórios de água enterrados em concreto e como base para sistema flexível cimentício.
Para mais informações,
clique neste link.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOÃO VITOR RUVOLO NAVARRO
[email protected]