O Instituto Besc de Humanidades e Economia colocou em destaque mais uma vez um país que não aparece normalmente nos noticiários. Apesar de descarbonização, hidrogênio verde, eficiência energética e logística sustentável serem assuntos de alta relevância e de impacto nos setores produtivos no país, o grande público pouco ouve falar sobre a temática.
Unindo a academia, com a esfera pública e organizações privadas, o Instituto Besc realizou nesta terça-feira (29), a décima terceira edição do Frotas & Fretes Verdes. O seminário internacional coloca em debate temas sensíveis, apresenta as soluções que já existem e abre espaço para conversar sobre possíveis inovações no setor de transporte e logística.
A sede da Fiesp em São Paulo recebeu os especialistas e coube a presidente do Instituto Besc, Jussara Ribeiro, dar as boas-vindas na cerimônia de abertura. “Minhas palavras são apenas de gratidão”. Na mesa estavam presentes: Bárbara Câmara, gerente de relações institucionais e governamentais da Ipiranga Produtos de Petróleo, representando as conselheiras; Cláudio Sahad, presidente do Sindipeças, representando os apoiadores; Everton Lopes, vice-presidente da AEA, José de Moura Jr., CEO da VirtuGNL, representando os Patrocinadores; Valter de Souza, Diretor de Relações Institucionais da CNT, representando os Conselheiros e Vicente Abate, presidente da ABIFER, representando a ABIFER e a FIESP.
Após a entrega do Troféu Frotas & Fretes Verdes, a primeira mesa de debate foi aberta com o seguinte tema: “Descarbonização na Prática”. O painel teve como missão abordar as diretrizes de ESG e suas implicações ambientais, sociais e de governança corporativa. Foi uma oportunidade para discutir como as práticas de governança impactam o desenvolvimento sustentável, incluindo a adoção de tecnologias sustentáveis e a integração de critérios ESG nas decisões empresariais e de política.
Os seguintes especialistas participaram da primeira sessão: Amanda Cezário Silveira, especialista de ESG da ICONIC Lubrificantes; Arthur Covatti, CEO da DEEP; Joarez Piccinini, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Randoncorp e Thiago Brito, supervisor de Novos Negócios da MWM. A mediação foi realizada por Rodrigo Pazzini, diretor técnico comercial da Gasmi.
A segunda sessão abordou o “Futuro da Mobilidade: Hidrogênio de Baixo Carbono e Inovação em Infraestrutura”. Essa sessão explorou a integração de infraestrutura para promover mobilidade verde e as implicações do hidrogênio verde como catalisador para inovações sustentáveis. A discussão abordou como a infraestrutura existente pode adaptar-se e evoluir para incorporar novas soluções energéticas, particularmente o hidrogênio.
Participaram da mesa: Fernanda Delgado, diretora-executiva da ABIHV; Hudson Zanin, professor e pesquisador da Unicamp; Luís Viga, Country Manager Brasil da Fortescue e Paulo Alvarenga, CEO da Thyssenkrupp. Sendo que : Gustavo Bonini, diretor institucional da Scania, mediou o debate.
A terceira mesa de debate teve como tema: “Desenvolvimento Sustentável em Materiais e Tecnologias de Propulsão”. A sessão discutiu inovações em materiais e novas tecnologias de propulsão que estão redefinindo o futuro do transporte sustentável. Enfatizou o desenvolvimento e aplicação de materiais avançados e tecnologias de propulsão que reduzem o impacto ambiental e melhoram a eficiência energética.
Os palestrantes da sessão 3 foram: Heber Otomar, consultor técnico na Área de Inovação da CBA; João Araújo, analista de Relações Institucionais da Scania e Leonardo Amaral, gerente de Regulação e Compliance da Stellantis. O mediador foi: Ruben Bisi, diretor de Relações Institucionais da Marcopolo.
A última sessão do Frotas & Fretes Verdes 2024 abordou o tema: “Inovações em Energia Sustentável e Tecnologias de Transporte”. Esta sessão focou em soluções energéticas sustentáveis, avanços tecnológicos para ambientes industriais e de transporte, e melhores práticas na adoção dessas tecnologias. A discussão incluiu estratégias para a implementação efetiva de tecnologias verdes no setor de transportes.
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Raiane Wentz
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