Em 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, data escolhida devido a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil e a chegada do primeiro acervo português, em 1810. A leitura é uma ferramenta poderosa que traz diversos benefícios, como pensamento crítico, criatividade, desenvolvimento da linguagem oral, estímulo da concentração, combate ao estresse e motivação emocional — aspectos fundamentais para quem busca sucesso nos negócios.
Embora a rotina empreendedora seja intensa e desafiadora, dedicar tempo à leitura é crucial para o crescimento profissional e pessoal. Por meio dos livros, os profissionais podem não apenas adquirir novos conhecimentos, mas também expandir sua visão de mundo, desenvolver empatia e encontrar soluções inovadoras para os problemas do dia a dia. Pensando nisso, 8 executivos indicam obras que inspiram, motivam e oferecem perspectivas valiosas para o mundo dos negócios em diferentes setores.
Susana Zaman, Co- Fundadora da Maternidade nas Empresas
"Simplesmente maravilhosa a leitura de 'Subversiva: A Arte Sutil de Nunca Fazer o Que Esperam de Nós'. De maneira fácil e libertadora, a autora Giséle Szczyglak nos proporciona um panorama sobre por qual motivo ainda nos deparamos com situações difíceis e impasses em nossa vida profissional e pessoal, simplesmente por sermos mulheres. Mas mais do que um livro de contexto, a autora oferece insights práticos para rompermos com padrões e atingirmos nosso máximo potencial. Uma obra que inspira e provoca!”
Luciana Cattony, Co-Fundadora da Maternidade nas Empresas
"Um dos livros que mais me marcou foi ‘Mulheres e Poder - Um Manifesto’, de Mary Beard. A autora faz uma análise profunda sobre como as mulheres têm sido historicamente excluídas das esferas de poder, desde os tempos antigos até hoje. Beard usa exemplos marcantes da história e da arte para nos fazer refletir sobre as origens da misoginia e a necessidade de redefinir o papel feminino na sociedade atual. É uma leitura que nos leva a questionar e enxergar além".
Vanessa Queiroz, Sócia-Fundadora do Estúdio Colletivo
“A minha indicação é o livro ‘Inimigas Naturais dos Livros’, da editora Clube do Livro do Design. A obra mostra a luta das mulheres na comunicação, desde o século passado, para não só construir a narrativa, mas para poder publicá-la. Neste caso, elas só conseguiam se passando por um homem ou herdando do marido a editora, a gráfica ou o jornal. É uma história sensacional”.
Matheus Tomoto, CEO da Universidade do Intercâmbio
"O livro 'Estratégia HBR', de Michael E.Porter, é essencial para empresários brasileiros. Inclusive, dou de presente para muitas pessoas. Além de abordar temas como liderança e estratégia, oferece ferramentas práticas que podem ser aplicadas no mercado brasileiro e discute a capacitação de executivos. Recomendo a todos que desejam ter sucesso nas organizações."
Dr. Thiers Soares, médico ginecologista referência internacional em mioma, endometriose e adenomiose
“Minha indicação é o livro ‘Gestão e Saúde: Empreendendo e Inovando’, de Armando Reig, que fala a sobre maneiras de inovar e empreender na área da saúde, especialmente em consultórios e clínicas. No livro, o autor aborda temas como mercado e tecnologia, além de sugerir algumas ferramentas úteis para uma gestão mais eficiente”.
Ricardo Rocha, CEO da acaso
“Recomendo o livro ‘The Cold Start Problem’, do autor Andrew Chen. A leitura é muito válida para aqueles que já estão com uma ideia clara do que querem para o seu negócio, mas precisam de insights importantes para escalar e crescer. A publicação me ajudou a analisar de maneira prática como funcionam os efeitos de rede em cases reais como Uber, Airbnb e Zoom. Vale muito a pena”.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
STEFANY IANCA OLIVEIRA DA SILVA
[email protected]