25/10/2024 às 13h31min - Atualizada em 27/10/2024 às 16h29min

Boomer, millennials e Geração Z: conheça os perfumes favoritos de cada geração

Com influência do cinema, moda e contexto cultural, acompanhe como cada faixa etária foi se moldando em suas preferências olfativas

LUIZA LAGOA
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Boomer, millennials e Geração Z: conheça os perfumes favoritos de cada geração
Com influência do cinema, moda e contexto cultural, acompanhe como cada faixa etária foi se moldando em suas preferências olfativas

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São Paulo, outubro de 2024 - Levanta a mão quem já sentiu o cheiro de um perfume que te fez lembrar de alguma determinada época da sua vida. É instantâneo, não é? A ligação emocional com os perfumes e a memória são inegáveis e transcendem o tempo, além de também serem passados de geração em geração e, com a herança do cinema e da moda, algumas fragrâncias acabam se tornando atemporais. 

 

De Baby Boomers a Geração Z, as fragrâncias têm o poder de marcar gerações e refletem no contexto de cada época, como os Boomers que têm a tendência de escolher perfumes mais clássicos e atemporais e os millennials aos que remetem a aromas mais leves e frescos. Conheça mais sobre os cheiros preferidos de cada geração.

Baby Boomers (1946-1964):
A geração experimentou o início da televisão, a consolidação da cultura pop e do cinema. Neste contexto, os perfumes também refletiram nos sentimentos dessa galera, com cheiros mais clássicos e sofisticados, forte presença de notas florais, orientais e amadeiradas. Os Boomers tendem a buscar fragrâncias que transmitem essa elegância que marcou o público, o que também coincide com a história dos perfumes de Far Away, marca clássica e best seller da Avon, que nasceu na mesma época com a icônica revista de venda direta onde tinha um espaço para esfregar o pulso para sentir o cheiro da fragrância; e hoje construiu uma versatilidade que atende aos gostos de todas as gerações, balizadas pelas recentes tendências da perfumaria.

 

Geração X (1965–1980):
Crescidos em um contexto histórico de muitas transformações culturais e políticas, como ditaduras, fortalecimento do universo pop e começo da internet. Não à toa, os perfumes dessa geração refletem esse espírito de individualidade e empoderamento com muita personalidade, quase com um ‘ar rebelde’, representados por fragrâncias mais envolventes, com aromas intensos e de longa duração.


Millennials - Geração Y (1981–1996):
Devido ao seu estilo de vida intenso, os millennials preferem perfumes mais leves e adaptáveis para qualquer ocasião. Aromas de frutas e mesclados com flores suaves, tornaram-se populares entre essa geração, que tem no DNA uma característica muito forte de originalidade e dinamismo. Prova disso é o sucesso que fez o recente lançamento, também da Avon, Lov|U Connected, que traz uma fragrância floral com leve adocicado frutal e notas de tangerina, pêra, óleo de rosa e sândalo, que se conecta com o modo de viver desse público. Criado para modernizar a experiência olfativa de seus usuários, o perfume foi desenvolvido por Yves Cassar, renomado perfumista da IFF (International Flavors & Fragrances), que também já trabalhou com marcas famosas, como Calvin Klein, o que destaca a qualidade do produto em equivalência ao mercado internacional.

 

As notas de topo são: Tangerina, Pera, Notas Aquosas e Limão. As notas de coração são: Vitória Régia, Óleo de Rosa e Raíz de Orris. As notas de fundo são: Madeira de Âmbar, Sândalo e Flor de Algodão.


Geração Z (1997–2012):
A geração valoriza a sustentabilidade, e preferem fragrâncias que  trazem inovação e conexão com a natureza. Muitos preferem fragrâncias mais personalizáveis, refletindo em aromas mais leves e mais abrangentes.


Vale lembrar que, independente da geração, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de perfumaria no mundo e teve um boom significativo neste ano, muito puxado pelas trends nas redes sociais, de ‘layering’, rotina perfumada e as melhores dicas para conseguir maior projeção e fixação das fragrâncias. Ou seja, as marcas que conseguiram inovar e explorar as oportunidades, também estão conquistando não apenas a atenção, mas o olfato das pessoas.

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LUIZA CARRETERO LAGOA
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