15/07/2022 às 15h30min - Atualizada em 16/07/2022 às 16h13min

RAWI completa narrativa do disco “Facão Que Abre os Caminhos” com o clipe “PinkNCSJ”

Faixa mescla influências de tecnobrega, drum n’ bass e reggaeton

SALA DA NOTÍCIA Nathália Pandeló Corrêa
Bárbara Vale

Celebrando a jornada de seu disco “Facão Que Abre os Caminhos”, lançado em julho de 2021, o cantor e compositor queer paraense RAWI faz mais um mergulho visual nas canções do álbum, desta vez dando destaque a “PinkNCSJ”. O trabalho já está disponível nas principais plataformas, e o clipe chega ao canal de YouTube do artista.

Assista a “PinkNCSJ”: https://youtu.be/bgurWV5sbaw

Ouça e assista ao álbum visual “Facão Que Abre Caminhos”: https://linktr.ee/rawirawi

 

O título da canção é uma abreviação de “Pink Night Colônia São José”. Com uma letra sentimental e sonoridade experimental, a faixa bebe da fonte de estilos tão diversos quanto o tecnobrega e o boombap, o drum n’ bass e o reggaeton, tudo passado pela lâmina de um olhar nortista com uma letra forte e elementos das crenças e expressões populares, como as espadas de São Jorge e Santa Bárbara e os tajás de proteção. 

“PinkNCSJ” fala sobre um menino buscando afeto e tentando criar a partir desses amores uma fórmula perfeita, algo que é impossível e acaba sendo mostrado no videoclipe. A personagem mergulha intensamente na paixão e na exacerbação de querer alguém na potência máxima.

“Essa é mais uma parte da aventura em ressignificar elementos da memória-sentimental, porém pela ótica queerizante, bichante e claro com uma boa dose ficcional. Mergulha na cruzada em descobrir que os amores são rios intensos e de caminhos desconhecidos, mas sabendo que o que vale são as tentativas e entregas”, revela RAWI.

Dialogando com a era “Facão” de seu trabalho, o artista traz elementos que remetem à estética do álbum, como a palha, a paleta de cores e as luvas. Porém, tudo tem outro tom: o chapéu antes em seu formato clássico, agora desmontado, recortado e reconstruído vira um vestido “armadura”, e um headpiece com espinhos. As luvas vindo com assimetria, são sobrepostas de materiais queimados e derretidos, sinalizando o fim de algo para se tornar outro, mesma estética aplicada à bota. O visual anos 2000 ganha ares futuristas e desemboca num pós-punk amazônico. 

O clipe vem para somar a uma trajetória única. Além de cantor, RAWI é ator, compositor, poeta e artista plástico, nascido e residente na cidade de Santarém, Pará. Tem 22 anos e vivencia o ofício das artes desde 2012. Trabalha de forma independente com a música e a composição, nas suas performances-shows entrelaça diferentes ritmos, referências e temas, sempre vislumbrando novas alternativas de uma arte Queer Amazônida. Mistura elementos da cultura pop com peças tradicionais, subvertendo as noções do que pode ser o novo regional, uma potência sem limites de gênero, referências e sonoridades. Em julho do ano passado veio o primeiro álbum, com RAWI assinando a composição de todas as faixas junto do produtor musical Andrew Só (Selo Monhangarypy). 

“Esse disco é um mergulho nas raízes, uma vontade de se buscar além da superfície, a vontade de quebrar a casca que vai se criando com o tempo. É a aventura de estar vivo, confuso, e em constante procura do que se há além, de si, dos outros e do mundo”, sintetiza.

“Facão Que Abre os Caminhos” traz 9 faixas, cada uma em busca de novos rumos, mostrando versatilidade na mistura de ritmos como o carimbó com o rock, brega, pop e o eletrônico. A segunda parte do álbum é um projeto audiovisual que compila todos os videoclipes em formato de filme. O álbum visual é um projeto selecionado pela Lei Aldir Blanc, foi gravado durante a pandemia no decorrer de 9 meses entre produção, gravação, pós-produção e teve o seu lançamento no dia 17 de setembro de 2021. 

Além de inúmeros shows, RAWI já trabalhou em peças teatrais atuando, escrevendo e produzindo, na produção de shows colaborativos como Puxirum Cultural (Coletivo Bixa Orellana), lançou diversos zines de poesia independente, realizou exposições de artes plásticas solo, como Alquebramento e Meu Sagrado Indestrutível Coração, e atuou e dirigiu curtas metragens. 

Agora, RAWI celebra seus caminhos até aqui com o clipe de “PinkNCSJ”. O vídeo já está disponível no canal de YouTube do artista.

 

 

Ficha técnica

Letra: RAWI 

Composição: RAWI / Jorrannis / Dell Parker 

Produtores: RAWI, Dell Parker, Jorrannis 

Guitarra: Andrew Só 

Fotografia: Bárbara Vale

Stylish: Rawi

Maquiagem: Bianca Serique, Gustavo Dorado, RAWI

Direção de arte: RAWI e Gustavo Dorado

Produção: Rawi e Bianca Serique

Apoio: Maria Flor, João Albuquerque, Caroline Braga. 

 

Roteiro: RAWI

Continuísta: Witalo Costa

Direção: Witalo Costa, João Augusto, Bárbara Vale, RAWI 

Direção de Fotografia: RAWI, Witalo Costa, João Augusto, Bárbara Vale

Direção Criativa: Rawi, Gustavo Henrique 

Produção Executiva e logística: RAWI 

Produção: Bianca Serique, RAWI

Assistente de produção: Luciana Freire, Norah Costa, Suellem Esquerdo, Kailon Pedroso 

Fotografia Still: Bárbara Vale 

Câmera: João Augusto

Iluminação: Bárbara Vale, Witalo Costa, João Augusto 

Montagem: João Augusto, RAWI 

Edição e Finalização: João Augusto 

Designer Gráfico: Cláudio de Barros 

Designer de moda: Quimera Verzérqui, Yann Canté 

Stylish Participações: Norah Costa, Quimera Verzéqui, Luciana Freire.

Stylish: RAWI, Quimera Verzéqui

 

Maquiagem: Bianca Serique, Gustavo Dorado 

Maquiagem Participações: Luciana Freire, Bianca Serique 

Participações: Nicolas Ribeiro, Alexandre Arapiun, Norah Costa, Gustavo Henrique, Jair Maia, Eduardo Fersil, Márcio Lessa, Cláudio Barros, Rebeca Maciel, Álvaro Jil, Rebeca Marinho. 

Apoio: Outro Lugar Sonora, Jucy Sonorização, Dzawi, Studio Miudinho Treze, Cachaça Jambull 

Colaboradores: Jon Crestani, Camila Imbeloni, Jucy Farias, João Albuquerque, Maria Flor, Caroline Braga, Miudinho Treze, Suelem Esquerdo, Glinnis 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp