Dados apresentados pelo Mercado Livre no seu último estudo de tendências anuais, o Brasil registrou um aumento nas buscas por produtos com impacto positivo, o que aponta para um crescente interesse dos consumidores por opções mais sustentáveis. Para o coordenador de sustentabilidade da Agrex do Brasil – empresa do segmento de agronegócios, pertencente ao grupo Mitsubishi Corporation –, Felipe Moreno, essas mudanças refletem uma sociedade que valoriza práticas conscientes e exige que empresas estejam sempre na vanguarda em termos de inovação e sustentabilidade. Foi com esse foco que a Agrex do Brasil promoveu campanha desafiadora junto a seus colaboradores para celebrar o Dia do Consumo Consciente (comemorado no dia 15 de outubro).
A ação consistiu na realização de um desafio de cinco dias, iniciado no dia 14 e finalizado no dia 18 de outubro, com a aplicação de temas diários para os colaboradores da empresa na seguinte sequência: consumo energético, alimentação consciente, roupas e moda consciente, redução de resíduos e consumismo digital. “Propor desafios voltados à sustentabilidade para os colaboradores é uma forma estratégica de engajar o time na missão da empresa, pois é criado um ambiente onde cada indivíduo se sente responsável pelas práticas sustentáveis. Isso também fomenta a inovação, já que os colaboradores, ao se desafiarem, acabam encontrando soluções criativas que podem otimizar recursos, reduzir desperdícios e aumentar a eficiência operacional”, afirma o coordenador.
Participante da campanha, a supervisora de comunicação da Agrex do Brasil, Natália Perez, avalia que seu comportamento de consumo influencia diretamente na geração de resíduos e nos impactos ambientais. “Embora as ações individuais pareçam pequenas, elas se somam e fazem parte de um cenário maior. Por isso, é fundamental que cada pessoa esteja consciente do seu papel nesse ciclo. Pequenas atitudes somadas podem gerar grandes resultados”, pontua. A colaboradora conta que já adota práticas sustentáveis, como o ciclo de reutilização de vestuário e a coleta seletiva, mas acredita que o desafio trouxe novas ideias. “Sempre há espaço para aprender mais e, assim, posso contribuir mais positivamente para minha comunidade”, destaca.
Compromisso com a sustentabilidade
Para Felipe Moreno, as mudanças no comportamento de consumo da população, especialmente com o aumento da conscientização sobre sustentabilidade, impactam diretamente o mercado em que a Agrex do Brasil atua. “A busca por produtos mais sustentáveis e a exigência por transparência nas cadeias produtivas influenciam as operações da empresa, que precisa adaptar suas práticas agrícolas e logísticas para atender a essas novas demandas. Esse movimento também pode abrir novas oportunidades de negócios, como o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis e a adoção de tecnologias mais verdes, reforçando a reputação da Agrex como uma empresa comprometida com o futuro do agronegócio sustentável”, propõe.
Por defender princípios que estão intimamente ligados à responsabilidade ambiental, ao desenvolvimento sustentável e à valorização de seus colaboradores, a Agrex do Brasil segue uma série de rígidos parâmetros socioambientais de comercialização de grãos, manejo sustentável e de combate ao trabalho análogo à escravidão. “Por isso, ao propor desafios relacionados à sustentabilidade, a empresa reforça seus valores de comprometimento com práticas agrícolas responsáveis, inovação e gestão eficiente dos recursos naturais. Essa ação demonstra que a sustentabilidade não é apenas um discurso, mas sim uma prática integrada no cotidiano da empresa, alinhando-se aos seus valores de responsabilidade social e ambiental”, finaliza o coordenador.
Sobre a Agrex do Brasil
Com quase 30 anos de experiência no setor agrícola, a holding Agrex do Brasil – empresa do Grupo Mitsubishi no setor de agronegócios brasileiro – é referência em qualidade e sustentabilidade. Atua nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Pará, Bahia, Mato Grosso e Goiás, oferecendo produtos e serviços que atendem a toda a cadeia produtiva de grãos. Possui um portfólio completo e integrado de soluções para o produtor rural em parceria com os maiores nomes globais. Sua matriz fica em Goiânia, no estado de Goiás.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
[email protected]