22/10/2024 às 12h01min - Atualizada em 23/10/2024 às 00h03min

Apagão em São Paulo afeta as vendas do varejo alimentar que tem queda de 5,6% no faturamento

Análise realizada pela Scanntech aponta retração de 21,5% em faturamento nos atacarejos regionais, na semana do dia 07 a 13 de outubro

LETICIA MAIA
Shutterstock
São Paulo e parte da região metropolitana enfrentaram em outubro um apagão que impactou fortemente o setor de varejo alimentar. De acordo com análise realizada pela Scanntech, plataforma de soluções tecnológicas, referência em inteligência de dados para o varejo e indústria, o faturamento do varejo alimentar na região caiu 5,6%, e a queda nas unidades vendidas foi de 4,7%, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Na mesma semana, o varejo alimentar registrou crescimento em relação ao ano anterior, tanto de faturamento quanto de vendas unitárias, de 3,7% e 0,4% respectivamente,.

O segmento de atacarejo foi o mais afetado pela crise energética na RMSP, registrando uma queda significativa de 21,5% no faturamento.t A falta de eletricidade afetou diretamente as operações logísticas e o armazenamento de produtos, impactando profundamente as vendas.

Produtos emergenciais em alta
Por outro lado, algumas categorias de produtos essenciais para momentos de falta de luz ou  o preparo da população para enfrentar períodos de incerteza e falta de infraestrutura, tiveram um aumento expressivo nas vendas. Entre os itens que registraram maior crescimento em comparação com a mesma semana de 2023 estão: vela ( +101%), gelo (+100,9%) e fósforo (+56,1%).

Sobre a Scanntech
Usada por 90% dos top varejistas do canal alimentar e por mais de 300 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$ 763 bilhões do faturamento do varejo brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 45 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.

 

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