15/07/2022 às 14h07min - Atualizada em 16/07/2022 às 16h11min

Teste genético pode ajudar mulheres a prevenir doenças graves

A investigação de DNA é capaz de mapear ancestralidade e de obter informações sobre saúde e bem-estar para identificar predisposições a enfermidades do aparelho circulatório e de tumores, duas das principais causas de óbito entre as brasileiras

SALA DA NOTÍCIA Isabella Guerreiro
Divulgação
Conhecer a ancestralidade da família e as predisposições genéticas para algumas doenças e determinados medicamentos ou substâncias deixou de ser cena de filme de ficção científica e está mais acessível para a população. Muitos testes desse tipo, que analisam o DNA, já podem até mesmo ser realizados em casa, oferecendo diversas informações importantes para aqueles que querem cuidar da saúde e investigar sua história a fim de ganhar mais bem-estar e longevidade.

As mulheres, por exemplo, que costumam dar mais atenção à saúde do que os homens —a proporção de mulheres que procuram atendimento médico supera a dos homens, 82,3% contra 69,4%, segundo dados do Programa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 —poderiam, por meio das respostas fornecidas pelos testes genéticos, atuar na prevenção de duas das principais causas de óbito entre a população feminina do Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde (Boletim Epidemiológico nº 29 | Volume 52 | Ago. 2021): as doenças do aparelho circulatório e as neoplasias/tumores.

“O teste genético permite uma análise que pode estimular medidas preventivas que salvam vidas. Saber que se está em risco significa poder, sob orientação médica, escolher diferentes tipos de vigilância ou opções de prevenção para diminuir as chances de desenvolver doenças no futuro”, esclarece o especialista médico da seguradora Prudential do Brasil, Gustavo Magalhães.

Atualmente, diversos laboratórios oferecem testes genéticos no país. Além disso, as brasileiras que fizerem um seguro de vida individual com a Prudential do Brasil durante o mês de julho vão receber de presente um teste completo, realizado pela Genera. O teste será oferecido gratuitamente para as mulheres que contratarem novas apólices compostas pelas coberturas vida inteira, com capital segurado acima de R$ 250 mil, e doenças graves. Ao longo da campanha, as atuais clientes também terão condições especiais caso queiram fazer o teste: um código promocional que dá acesso a uma condição especial, que inclui frete grátis e a possibilidade de agendar uma consulta com um especialista genético de forma gratuita de acordo com os resultados obtidos no teste.

“Estamos oferecendo às nossas clientes um presente que vai entrar para a história pessoal e familiar de cada uma delas. O teste genético é um passaporte para o autoconhecimento e para o despertar da consciência sobre os cuidados com a saúde e o bem-estar, visando a longevidade. Nosso compromisso é ajudar nossos clientes a ter uma vida saudável e de qualidade”, afirma o diretor de Produtos da Prudential do Brasil, Dennys Rosini.

Esse teste permite verificar cerca de 20 variantes de DNA associadas a condições como câncer de mama, câncer de ovário, câncer colorretal, doenças intestinais diversas e predisposições cardiovasculares para infarto e doenças cerebrais como Parkinson e Alzheimer. O teste possibilita ainda investigar a linhagem familiar, auxiliar a busca por possíveis parentes e identificar como o metabolismo responde a dietas e medicamentos.

“Hoje, pode-se dizer que, para uma medicina efetiva, informação é fundamental. E os testes genéticos podem remontar a mistérios de gerações e auxiliar na avaliação do risco de doenças, além de encorajar hábitos para promoção da saúde”, explica Magalhães.

Em caso de predisposição aumentada para alguma doença ou condição genética, a segurada terá direito a uma consulta de aconselhamento genético com especialistas da Genera para compreender os resultados obtidos e dar continuidade à experiência de autodescoberta.

Os resultados do teste genético, como uma informação pessoal de saúde, são considerados dados sensíveis de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Serão tratados de forma sigilosa e não serão compartilhados com a Prudential do Brasil ou terceiros, apenas com os próprios solicitantes do teste.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp