18/10/2024 às 16h10min - Atualizada em 22/10/2024 às 00h13min

Como se destacar no mercado online de Personal Trainers

​​​​​​​Além de contar com sistemas completos, como o oferecido pela Tecnofit, há alguns pontos de destaque para que o profissional seja visto com excelência dentro do mercado digital

MARCIA BRITTO
Divulgação

Curitiba, outubro de 2024 – Aproximadamente 66,3% da população brasileira está conectada à internet. Diferentes segmentos de negócio buscam impactar essa fatia relevante do mercado, oferecendo soluções que podem ser acessadas ou adquiridas por meio do mundo digital. Abraçando a mesma oportunidade que diversos outros negócios, o mercado fitness também se encontra crescendo no ambiente tecnológico, tendo como principal atrativo, a possibilidade de realizar treinos no conforto de seus lares. Essa tendência foi impulsionada pela pandemia da Covid-19, e desde então, a procura por programas de treinamento online segue alta no mercado.

Com essa procura, personal trainers passaram a adotar plataformas tecnológicas para oferecer seus serviços para alunos de maneira digital. Esse modelo pode ser super eficiente, pois garante a liberdade do aluno poder treinar onde quiser sem precisar ficar “preso” em uma única academia. Também é uma vantagem para o Personal, que pode atender um maior número de alunos, já que não vai gastar horas no trânsito se deslocando de uma academia a outra e também tendo a oportunidade de atender alunos de outras cidades, estados ou países.

A Tecnofit, principal plataforma de gestão focada no segmento fitness e bem-estar, possui a plataforma Tecnofit Personal, que oferece meios automatizados de prescrição de treinamentos e controle de clientes, porém, vale destacar alguns cuidados que o profissional deve tomar para poder exercer sua profissão no mundo digital.

  • Compreensão das Necessidades do Cliente

Por conta do modelo do serviço não contemplar a troca presencial entre Personal e aluno, é ainda mais importante que as necessidades do cliente sejam entendidas com clareza. Isso possibilita criar e adaptar programas de treino personalizados de acordo com suas metas, restrições e níveis de aptidão.

Para isso, o Personal Online precisa criar um fluxo de comunicação constante e motivador com seus alunos para acompanhar o progresso, realizar mudanças de forma rápida e eficiente e desenvolver uma relação sólida e de confiança por meio de plataformas online.

  • Graduação e Certificação

O formato de atuação não livra o profissional da certificação. Assim como os personais que trabalham em academias, para ser um Personal Online no Brasil é preciso possuir ensino superior completo em Educação Física e ser licenciado pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF) para exercer a função.

  • Possíveis Atuações de um Personal Online?

O fato de um Personal não precisar estar fisicamente em algum lugar para trabalhar também permite que ele amplie o leque de serviços. Algumas das possibilidades de atuação para esse tipo de profissional são: Consultorias direcionadas a problemas específicos; Desenvolver treinos unitários orientados de acordo com as necessidades individuais; Dicas de posturas corporais; Oferecer serviço de qualidade a um preço menor; Atenção especial ao aluno sem limitação de horário.

E como alcançar o sucesso no ambiente digital?

Embora as dicas ajudem o profissional a se consolidar no mercado de trabalho digital, há alguns diferenciais que podem servir como destaque. “Ferramentas e certificações são essenciais para o Personal Trainer Online atuar, porém, há pontos que são valorizados pelo cliente final de forma com que sirvam como pontos de atração para novos alunos, como a atenção e cuidado demonstrado pelos profissionais, a precificação, as indicações do serviço prestado, o uso de tecnologia para acompanhamento do treino, entre outros pontos”, destaca Pedro Cruz, CEO da Tecnofit.

Além disso, a motivação e o acompanhamento dos alunos são fundamentais para melhorar a avaliação geral do profissional, por isso, é necessário estabelecer canais de comunicação próprios para tratar com a relação de aluno/professor.

Outra forma de agregar valor ao serviço é promovendo conteúdo estratégico e de qualidade para aprimorar os resultados dos alunos, como vídeos, artigos, publicações, planos de treino e outros recursos. De maneira assíncrona você consegue compartilhar sua expertise e experiência com os alunos.

Por fim, vale destacar que, remotamente, é menos comum que os alunos compartilhem feedbacks de forma orgânica com os seus Personais. Por isso, as avaliações devem fazer parte da estratégia de relacionamento de um Personal Trainer Online. Estimule os clientes a compartilharem suas percepções sobre o seu serviço, sentimentos e solicitações. 

 

Sobre a Tecnofit

A Tecnofit é mais do que uma plataforma de gestão, é uma parceira estratégica para negócios fitness. Líder de mercado no Brasil, tem como compromisso a evolução contínua do segmento fitness, desenvolvendo tecnologias que atendem às necessidades de academias, estúdios, boxes de CrossFit, personal trainers e organizadores de campeonatos. 

Seja para aqueles pequenos negócios que estão começando ou grandes empresas que já possuem uma operação consolidada, a Tecnofit proporciona as ferramentas direcionadas a simplificar processos, aumentar a eficiência operacional e maximizar os resultados financeiros.

 

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MARCIA GOMES DE BRITTO
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