Entre as inúmeras vantagens que a tecnologia pode oferecer às cidades, sem dúvida, está a possibilidade de promover uma gestão inteligente de suas atividades e recursos. Nesse contexto, o controle sobre a iluminação tem gerado casos de sucesso na América Latina, melhorando a percepção dos cidadãos sobre o serviço oferecido à população pelo governo municipal e otimizando o consumo de energia. O projeto desenvolvido pela NEC, uma das principais integradoras globais de tecnologia focadas nas cidades, junto à comuna (povoamento que, no Brasil, corresponde ao conceito de município) de La Reina, uma das 32 localizadas na zona metropolitana de Santiago, no Chile, tornou-se um referencial de êxito ao alcançar resultados tanto em termos de satisfação das pessoas quanto na economia financeira.
A administração de La Reina buscava, em 2018, um parceiro tecnológico que pudesse implementar um sistema de gestão capaz de melhorar a oferta do serviço de iluminação para seus mais de 100 mil habitantes. Após o processo de licitação, iniciou-se o trabalho de substituição de quase 11 mil lâmpadas comuns por novas de LED, com rede habilitante e aptas para a telegestão (tecnologia CIMCON), assim como a implementação da plataforma inteligente da NEC – a CitySensAI – responsável por gerenciar o funcionamento do parque de 13 mil postes de iluminação.
Segundo Carlos Lineros Echeverria, arquiteto diretor de obras da municipalidade de La Reina, anteriormente, era necessário buscar os pontos de luz apagados nas ruas, um por um, para realizar a manutenção. Após a implementação do sistema, foi possível realizar um monitoramento remoto 24 horas por dia, sete dias por semana, que identifica de maneira segura se há alguma lâmpada apagada, permitindo a sua substituição rapidamente. "Antes, dependíamos de uma equipe profissional dedicada a verificar o estado de cada uma das lâmpadas e ainda contávamos com a participação dos moradores, que nos avisavam quando havia algum poste apagado. Hoje em dia, o índice de chamadas reduziu cerca de 90% e, como consequência, a satisfação dos cidadãos aumentou. Isso se deve ao fato de que a plataforma da NEC envia as informações à empresa responsável pela manutenção, que realiza os reparos até mesmo antes que surjam possíveis reclamações", afirma Lineros.
A telegestão está associada a um centro de chamadas que recebe um sinal, de forma remota, indicando quais lâmpadas têm problemas, gerando, assim, um ticket de serviço. Além disso, a administração local realiza duas inspeções noturnas por semana, bem como manutenção nos dias úteis. Dessa forma, otimizam-se também os processos de operação e manutenção da iluminação pública, o que resulta em economias adicionais além das já obtidas do ponto de vista energético.
Outro aspecto importante deste projeto é que a tecnologia da NEC permite a combinação de uma série de recursos. Segundo Jorge Vargas, VP da unidade de negócios de DGDF da NEC na América Latina, a solução tecnológica coleta dados sobre o nível de energia consumida pelas lâmpadas e, ainda, pode utilizar sistemas de IoT para monitorar, por exemplo, a qualidade do ar. "É possível também utilizar a tecnologia nas verticais de segurança e mobilidade, por exemplo, por meio do uso de Inteligência Artificial (IA) em dispositivos nos postes, como câmeras ou outros. A solução se encarregaria de analisar esses dados de maneira inteligente, melhorando a consciência situacional", enfatiza Vargas.
Vargas comenta que o contrato se baseia em um modelo de serviço, o que evitou a necessidade de um investimento prévio por parte da administração de La Reina para adotar o sistema de telegestão. "O cliente paga apenas pelo serviço prestado durante o período. Esta é uma forma de tornar o projeto vantajoso para a empresa e financeiramente sustentável para o contratante", complementa o executivo da NEC.
Para ter uma ideia, com a adoção da solução, a administração de La Reina conseguiu reduzir em aproximadamente 30% o consumo e, por consequência, os gastos com energia. "Com o dinheiro que deixamos de gastar nas faturas com a distribuidora de energia, podemos cobrir os custos do projeto", explica Lineros. Da mesma forma, e graças ao monitoramento remoto, nas últimas emergências (cortes massivos de energia devido a tempestades, em agosto de 2024), a comuna pôde contar com relatórios imediatos dos setores sem iluminação pública, informação extremamente importante para o plano de ação, da qual até mesmo a própria empresa de serviços elétricos de distribuição carece.
Na visão de Lineros, a iluminação está diretamente relacionada ao conceito de segurança, uma vez que, embora não existam dados que respaldem essa afirmação, a população manifesta claramente que agora se sente mais segura com as ruas mais iluminadas. "Somos a comuna mais arborizada da região metropolitana de Santiago e os galhos das árvores, por sua vez, acabavam obstruindo a clareza emitida pelas lâmpadas dos postes. Atualmente, com o sistema de telegestão e um maior controle da iluminação, percebe-se um aumento da sensação de proteção no ambiente público", conclui o diretor de obras.
Sobre a NEC no Chile
A NEC no Chile é líder na integração de tecnologias, fornecendo soluções que melhoram a forma como as pessoas trabalham e se comunicam. A NEC oferece soluções integradas para a sociedade, que estão alinhadas com as prioridades de nossos clientes para criar valor para as pessoas, empresas e sociedade, com foco especial em segurança e eficiência. A empresa fornece à indústria um dos portfólios mais fortes e inovadores em comunicações, análise, segurança, biometria e soluções tecnológicas que liberam o potencial produtivo do cliente. Através dessas soluções, a NEC combina suas melhores tecnologias e soluções, aproveitando um robusto ecossistema de parceiros para resolver os problemas mais complexos dos negócios de hoje. A NEC no Chile pertence inteiramente à NEC Corporation, líder global em tecnologia presente em mais de 160 países e com mais de $25 bilhões em receitas. Para mais informações, visite http://www.nec.cl.
Assessoria de Imprensa da NEC
A4&Holofote Comunicação
Marília Pontes – [email protected]
Tel: (11) 9 9809-2294
Victoria Vianna – [email protected]
Tel: (11) 9 5580-7702
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VICTORIA VIANNA DE SOUZA
[email protected]