18/10/2024 às 11h31min - Atualizada em 22/10/2024 às 00h05min

Dia da Inovação: especialistas dão dicas de como inovar com propósito

Saiba como superar obstáculos e gerar mais oportunidades para sua empresa

THAYS FERREIRA
Freepik
O medo do novo, a ausência de intencionalidade e a falta de escuta ativa são barreiras comuns que comprometem a inovação nas empresas. Esses fatores não apenas limitam o crescimento de ideias, mas também impedem o desenvolvimento de soluções que podem beneficiar a organização, seus colaboradores e a sociedade como um todo. Para superar esses desafios e inovar com propósito, especialistas sugerem práticas focadas na construção de uma cultura organizacional alinhada aos objetivos do negócio.

Promova a equidade de gênero

Luciana Cattony, mestra em parentalidade e fundadora da consultoria Maternidade nas Empresas, acredita que iniciativas que apoiam e engajam todos os colaboradores, como licenças parentais e políticas flexíveis de trabalho, são essenciais. “Por isso, é fundamental capacitar as lideranças com o letramento adequado para entender as nuances da parentalidade de forma interseccional, além dos seus impactos na carreira. Gestores e gestoras que compreendem os desafios e necessidades dos cuidadores no ambiente de trabalho, ajudam a construir uma cultura mais inclusiva e justa, onde todos têm as mesmas oportunidades de crescer profissionalmente”, explica a executiva.

Desenvolva uma cultura organizacional ética e moral

Segundo Tim Lucas, Head of Hyper Island North America, consultoria global especializada em jornadas de aprendizado e transformação, para as empresas inovarem com propósito é necessário adotar abordagens que integrem responsabilidade social e sustentável em seus modelos de negócios. “Para fazer isso, devemos questionar: o que vai importar em um mundo em constante mudança?. Depois, é importante  examinar as consequências de nossas ações e, por isso, os líderes devem ser éticos, compassivos e focados no mundo que está por vir, além de ter iniciativas que considerem o social, tecnológico, ecológico, econômico e político, para gerar impacto positivo na sociedade", afirma.

Tenha claro qual é o objetivo do negócio 

Inovação é o resultado da implementação de processos e desenvolvimento de mindset ágil, já o propósito está relacionado com a clareza do negócio e o impacto gerado para os colaboradores, clientes e parceiros. “Olhando por esta perspectiva, os dois pontos têm pesos diferentes, se a empresa tiver um propósito claro não tem como a inovação ser sem propósito. Inclusive, inovar ajuda a refinar isso e acelera o alcance de resultados. Por isso, é preciso deixar claro a visão, mesmo que inicial, do objetivo do negócio, e posicionar ele como critério para a tomada de decisão — assim tudo estará alinhado, ajudando a aumentar a maturidade e acelerando o alcance do impacto”, comenta Juliana Manara, Estrategista de Inovação e Negócios da ilegra.

Proporcione  uma comunicação transparente

“Acredito que inovar com propósito só existe com verdade. Comercialmente falando nem sempre a verdade é facilmente vendável, mas com certeza é algo corajoso que quando escolhido como caminho traz resultados reais e duradouros”, aponta Vanessa Queiroz, sócia  fundadora do Colletivo.

Use a tecnologia a favor da inovação
De acordo com com Matheus Tomoto, CEO da Universidade do Intercâmbio e criador da plataforma de Inteligência Artificial (IA) M60, a tecnologia mudou as percepções de aprendizagem. “O uso da tecnologia na educação é extremamente importante para quem quer inovar com propósito, já que ela acelerou a inovação no campo da aprendizagem, principalmente devido à pandemia. O uso da inteligência artificial pode trazer uma abordagem mais interativa e, atualmente, professores fazem o uso da IA para ter mais eficiência ao criar aulas, ou para se atualizar e melhorar as metodologias de ensino”, finaliza.

Una tecnologia e habilidades humanas

Num cenário no qual a automação, inteligência artificial e outras tecnologias estão colocando em cheque habilidades humanas, estamos sendo desafiados a aprender, desaprender e reaprender. “Do ponto de vista organizacional, o trabalho do futuro toma a forma de uma rede de pessoas, que é hiperconectada e dinâmica, na qual as habilidades e conhecimentos humanos são utilizados em seu maior potencial. O motor disso é a tecnologia, porque ela nos possibilita conhecer e conectar pessoas e, assim, inteligentemente, criar modelos de trabalho mais colaborativos, onde a inovação flui com eficiência e naturalidade. As empresas do futuro nascem, principalmente, quando as tecnologias estão a serviço da inteligência humana, e não o contrário”, comenta Ricardo Rocha, CEO da acaso.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THAYS DE SOUSA FERREIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.