18/10/2024 às 17h05min - Atualizada em 22/10/2024 às 00h01min

CCJ da ALEP aprova projeto de lei que propõe prevenção e combate a golpes pela internet

O texto é de autoria do deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil) e tem por objetivo promover o uso seguro e responsável da tecnologia

EDUARDO BETINARDI
Divulgação/ALEP
Nesta semana, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei nº 803/23, de autoria do deputado Ney Leprevost (União Brasil), sobre a prevenção e combate a golpes pela internet, além propor a criação da Campanha Estadual de Conscientização sobre Segurança Digital. O objetivo do texto é promover o uso seguro e responsável da tecnologia. Após a aprovação na CCJ, o projeto segue para análise do plenário da casa.

Segundo levantamento realizado pelo Instituto Datafolha, um em cada três brasileiros foi vítima ou conhece alguém que caiu em armadilhas de criminosos que atuam na web. Outra pesquisa, publicada pela empresa holandesa de segurança virtual Surfshark, colocou o Brasil no sexto lugar na lista de países com maior número de vazamentos de informações na internet.

“A chance de cair em um golpe é alta, principalmente, para grupos com menos instrução tecnológica. Na internet, todo cuidado é pouco para não se tornar mais uma vítima dos criminosos cibernéticos”, destacou Leprevost. De acordo com o texto do projeto, o Poder Público ficará encarregado de promover campanhas educativas, atos públicos, reuniões, debates, seminários, workshops, fóruns, cartilhas e palestras de conscientização sobre segurança digital.

Para o deputado estadual, é preciso conscientizar a população sobre os crimes na internet para evitar que pessoas mal intencionadas tenham a chance de aplicarem golpes. “É necessário cuidado ao utilizar as redes sociais. Sempre desconfiar de links desconhecidos ou mensagens pedindo dinheiro. Além disso, ao observar qualquer modificação, ou transação estranha na conta ou no cartão do banco, é fundamental realizar o bloqueio do mesmo e fazer um Boletim de Ocorrência”, completa Ney Leprevost.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDUARDO BETINARDI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.