21/10/2024 às 10h38min - Atualizada em 22/10/2024 às 00h00min

Score PJ: quando a empresa e seus sócios estão adimplentes, mais da metade dos CNPJs e 93% dos sócios têm pontuação acima de 500, mostra estudo da Serasa Experian

• Segunda edição do Boletim “Empreender Brasil – Inteligência de mercado para MPMEs” traz relação entre Score das MPMEs e de seus sócios principais com e sem negativações

BRUNA LEONE
Serasa Experian
  • Levantamento pontua também a importância da pontuação para PFs e PJs e o impacto do Score do sócio na empresa
São Paulo, 21  de outubro de 2024 – Um estudo inédito realizado com uma amostra representativa de MPMEs oriundas da base de dados da Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, mostra como está o Score PJ de empresas e sócios adimplentes e inadimplentes. O levantamento faz parte da segunda edição do boletim “Empreender Brasil – Inteligência de Mercado para as MPMEs”.

Observando empresas e sócios sem negativações, 52% delas possuem Score PJ acima de 500 pontos, com uma média geral de 514. Enquanto isso, 93,4% dos sócios principais exibem Score acima dos 500 pontos, com uma pontuação média de 803 pontos.
“Uma pontuação acima de 500 no Score PJ já amplia as chances de a empresa obter um crédito de qualidade, com uma reputação perante as instituições financeiras, mais robusta. Olhando para a PF, isso mostra que o sócio tem um bom histórico de pagamentos, cumpre suas obrigações financeiras e tem menos risco de inadimplência. Ambas as notas são fundamentais para empresas e consumidores e monitorá-las é essencial na jornada e gestão financeira pessoal e profissional”, explica Cleber Genero, vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

Quando empresa e sócios estão negativados
Já olhando para empresas e sócios com negativação mútua vemos que apenas 5,6% dessas empresas têm pontuação superior a 500 pontos, com o score médio de 116 pontos. Quanto aos sócios principais, somente 17,6% superam os 500 pontos em seu score, com média de 399 pontos.

“O score de crédito de Pessoa Jurídica costuma ser mais afetado do que o de Pessoa Física principalmente porque o score da empresa é diretamente influenciado pelo score de seus sócios. Quando um sócio é negativado, a empresa é impactada. Se tanto o sócio quanto a empresa tiverem restrições, esse impacto é dobrado. Dessa forma, tudo que ocorre com o sócio principal impacta diretamente o score do CNPJ, pois há uma relação estreita entre o comportamento financeiro do sócio e o da empresa. Por isso, é fundamental esse cuidado com as pontuações PF e PJ.”, complementa Genero.

O Score PJ é uma das ferramentas de análise de risco de crédito voltada para pessoa jurídica mais utilizadas no mercado e indica o risco de inadimplência de uma empresa, a partir de comportamentos financeiros. Ou seja, quanto mais alto seu score, menor o risco e maiores as chances de ela conseguir crédito, além de melhores condições nas taxas de juros. O Score considerado ideal tanto para pessoas físicas quanto jurídicas é acima de 500 pontos.
É interessante perceber que em ambos os casos – negativação mútua ou ambos sem negativação - o empreendedor apresenta na pessoa física um Score maior do que na pessoa jurídica. Mas a atenção com o Score PJ precisa ser a mesma do Score PF, pois a empresa é a fonte de renda desse empresário, e o cuidado com a pontuação pode ajudar a garantir o futuro da empresa, e consequentemente, a renda desse empreendedor. Uma boa pontuação para o empreendimento aumenta suas chances de acesso a um crédito de qualidade, alavancando o negócio. Manter um bom Score requer disciplina financeira, honrando compromissos, negociando dívidas quando necessário, mantendo as informações atualizadas no Cadastro Positivo, por exemplo, e, com isso, construir uma boa reputação no mercado”, finaliza Genero.

2ª Edição do Empreender Brasil – Inteligência de mercado para as MPMEs

O estudo faz parte da segunda edição do boletim trimestral elaborado com base em dados proprietários da Serasa Experian e de mercado sobre perfil e impactos conjunturais sobre o segmento de micro, pequenas e médias empresas. O material se divide em categorias e traz: dados demográficos e segmentação, o Score PJ dessas empresas e seus sócios, dados de atividade econômica (emprego, demanda, oferta e acesso ao crédito) e inadimplência e insolvência.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Bruna Leone Romancini
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.