Rafaella Ferreira Depois de dois meses em queda, Santos voltou a registrar alta na inadimplência. O índice no mês de setembro foi de (+0,30%), em agosto havia tido uma queda de (-0,71%).
A alta também foi registrada no Sudeste (0,67%) e no Brasil (0,47%). Os dados são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que mensalmente fazem o levantamento.
No período de um ano, entre setembro/2024 e setembro/2023, a queda acumulada na inadimplência em Santos foi de (-7,44%), já na região Sudeste (-1,37%) e no Brasil (-0,32%).
NÚMEROS DE SANTOS Trazendo para um recorte mais detalhado, em Santos, a maior concentração de inadimplentes está na faixa etária de 50 a 64 anos (24,05%). Por sexo, está bem distribuído, sendo 52,57% mulheres e 47,43% homens.
Para o presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi, isso significa que as pessoas têm tido dificuldades em controlar os gastos. “Vinhamos numa queda significativa nos últimos meses, mas percebemos que neste momento as pessoas estão com mais dificuldades e muitos segmentos tiveram alta de preços por conta do aumento no Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA. O setor do Comércio ainda registra menos inadimplência em relação aos demais, por conta da diminuição do poder de compra”.
VALOR DAS DÍVIDAS E TEMPO DE ATRASO A pesquisa mostra que em setembro de 2024, em Santos, cada consumidor negativado da cidade devia em média R$ 5.701,17 na soma de todas as dívidas.
Os dados mostram ainda que:
- 23,87% dos consumidores tinham dívidas de até R$ 500;
- 12,36% tinham dívidas de R$500,01 a R$ 1.000;
- 19,56% de R$ 1.000,01 a R$ 2,500;
- 23,25% de R$ 2.500,01 a R$ 7.500;
- 20,95% acima de R$ 7.500.
O tempo médio de atraso dos devedores é de 27,5 meses (2 anos e 3 meses), sendo que 41,73% dos devedores estão inadimplentes de 1 a 3 anos.
NÚMERO DE DÍVIDAS EM ATRASO Em setembro de 2024, o número de dívidas em atraso de moradores de Santos caiu (-8,36%) em relação a setembro de 2023. A média da região Sudeste foi de (-0,99%) e teve alta na média nacional (0,20%).
Já na comparação entre setembro de 2024 em comparação com agosto de 2024, o número de dívidas subiu em Santos (0,36%), na região Sudeste (0,98%) e no Brasil (0,74%).
Em números absolutos, em setembro de 2024, cada consumidor inadimplente em Santos tinha em média (2,130 dívidas em atraso). O número ficou abaixo da média da região Sudeste (2,140 dívidas por pessoa inadimplente) e acima da média nacional registrada no mês (2,106 dívidas para cada pessoa inadimplente).
SETORES COM MAIS DÍVIDAS EM ATRASO O setor que tem mais dívidas em setembro em Santos é o de bancos (81,07%) do total das dívidas. Seguido por outros (7,88%), Comunicação (4,24%), Água e Luz (4,02%) e Comércio (2,79%).
SOBRE A CDL SANTOS PRAIA - A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Santos-Praia foi fundada em 18 de outubro de 1973. É uma entidade sem fins lucrativos, que visa contribuir nas melhorias para os lojistas, oferecendo diversos serviços e parcerias. Em Santos, são cerca de mil associados que tem acesso a assessoria jurídica, planos de Saúde e Odontológico mais em conta; consultas ao SPC Brasil; locação Smart Office para quem quer ministrar cursos, palestras e realizar reuniões; cartão benefícios com descontos exclusivos; balcão de empregos e consultoria.
SOBRE A CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.
SOBRE O SPC BRASIL – Há mais de 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para a sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.
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RAFAELLA FLORENCIO FERREIRA
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