O Santander coloca à disposição de seus clientes, a partir desta semana, um recurso adicional de proteção para os casos em que o celular é roubado, furtado ou simplesmente perdido. Um site que pode ser acessado, de forma segura, a partir de qualquer dispositivo com internet e que permite realizar o bloqueio imediato do acesso aos aplicativos do Banco. O portal ainda permite bloquear cartões de débito e crédito, físico ou online, que o cliente tenha perdido a posse por qualquer razão.
Batizado de “Bloqueio Imediato”, o novo recurso de segurança do Santander pode ser utilizado por todos os clientes da base de pessoas físicas do Banco e acessada em www.santander.com.br/bloqueioimediato
A solução foi desenvolvida pelo Santander no formato de site com o objetivo de ser o mais simples e acessível para qualquer pessoa. Além de permitir conexão por qualquer celular ou computador, o cliente faz o bloqueio do aplicativo do Banco ou dos seus cartões sem que seja necessário pré-cadastros, de forma simples. Ao conseguir um dispositivo com acesso à internet, o portal do Bloqueio Imediato solicita apenas dois dados: o CPF e a senha de acesso ao aplicativo do banco, informações que o cliente já tem memorizadas para o dia a dia.
Ainda é prevista uma segunda etapa de reconhecimento da biometria facial, que dura poucos segundos. “A gente avaliou que ter um segundo fator de autenticação, prioritariamente por meio do reconhecimento da face, dá ao cliente uma segurança extra, uma vez que somente ele pode bloquear o seu próprio celular ou cartões”, explica Leandro Granja, executivo de Cyber Security e Antifraude do Santander.
“Após a autenticação, basta o cliente informar o que deseja bloquear e a operação é realizada instantaneamente, na mesma velocidade de um Pix”, completa o executivo. O modelo desenvolvido pelo Banco ainda permite reverter a operação, desbloqueando o aparelho caso seja recuperado pelo cliente.
O Bloqueio Imediato do Santander incrementa o aparato de segurança e de medidas preventivas do Banco tendo como ponto de partida a experiência do cliente. Assim, em 2023, foram implantadas novas soluções como a Confirmação de Compras Suspeitas, em que cliente recebe uma mensagem por WhatsApp, app e SMS para confirmação se foi ele que realizou uma movimentação no cartão. A iniciativa reduz em 60% a necessidade de contato com a central de atendimento e permite que, após uma confirmação digital com autosserviço, o cliente siga sua experiência de compra.
Outra iniciativa que será lançada nos próximos meses é a notificação em tempo real de transações financeiras no app, como o Pix, que apresentem algum risco de golpe ou fraude. O cliente será alertado quando detectado que está em uma ligação suspeita durante a realização do Pix. Com isso, poderá interagir de forma online informando se deseja ou não seguir com a transação. “O foco é seguir investindo cada vez mais em conveniência e agilidade para os clientes, sempre suportadas pela melhor segurança nas suas experiências digitais e físicas”, finaliza o executivo do Santander.
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SILVIA DIAS DA COSTA
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