Limpeza não é “tudo a mesma coisa”. Foi pensando justamente nisso que a Unishop, rede de varejo autorizada da Start Química e que pertence ao Grupo Lima & Pergher, estruturou o seu negócio para promover uma transformação no mercado de limpeza no Brasil, disponibilizando produtos de uso profissional para pequenos negócios e consumidores finais.
Com a oferta de um portfólio composto por mais de 2.000 itens, a Unishop ampliou o acesso a soluções de alta performance, tradicionalmente voltadas para grandes indústrias, oferecendo uma combinação que mira em qualidade, economia e suporte técnico.
Os números
Antes das soluções, é preciso entender um pouco da trajetória do negócio até aqui. Com uma operação presente em 310 municípios e 25 estados, a Unishop não só cresceu rapidamente, chegando a mais de 400 lojas em quatro anos, como também superou a marca de R$ 150 milhões em vendas ao consumidor final em 2023, com previsão de alcançar R$ 200 milhões até o fim de 2024.
"Nos posicionamos como um centro de soluções em limpeza e higienização, isso é único no mercado. Nosso objetivo é claro: queremos que pequenos empresários e consumidores possam ter acesso a produtos profissionais de limpeza com o melhor custo-benefício," afirma Marcos Pergher, Vice-Presidente do Grupo Lima & Pergher. Ele completa: “Ao oferecer produtos concentrados, conseguimos garantir maior rendimento, o que é essencial para negócios que precisam otimizar recursos sem comprometer a qualidade”.
Economia é a bola da vez
E a palavra "concentrado" parece mesmo ser fundamental nessa história. A Unishop se destaca por oferecer produtos concentrados que proporcionam uma economia significativa para pequenos e médios negócios. Em alguns exemplos do portfólio, um galão de 2 litros pode render até 20 litros de solução, garantindo uma alternativa eficaz a um custo reduzido. Mas esse não é o único diferencial das linhas de produtos. É o que explica o gerente de expansão da Unishop, Vinícius Meneguin.
“Nosso diferencial está na oferta de duas linhas distintas: profissional e consumo. Os produtos da linha profissional são altamente concentrados, oferecendo essa maior eficiência e sendo decisivos para negócios que dependem de grandes volumes de limpeza, como lavanderias e restaurantes. Mas existe também a linha de consumo, que atende diretamente o varejo. Isso nos diferencia dos supermercados, proporcionando versatilidade e desempenho superior em cada categoria”, comenta Meneguin.
Impacto na rotina de pequenos negócios
A democratização do acesso a produtos profissionais têm impacto direto na rotina de negócios de menor porte. Para lavanderias, por exemplo, a utilização de produtos concentrados reduz significativamente os custos operacionais, ao passo que a eficiência dos produtos oferece maior durabilidade e resultados superiores. “Pequenos empresários que adotaram os produtos da Unishop relatam uma economia de até 30% nos custos de operação,” revela Meneguin.
No setor de alimentação, onde a sanitização e a conformidade com normas de higiene são cruciais, a Unishop oferece soluções eficazes que garantem a segurança dos clientes sem aumentar os custos de operação. Restaurantes em todo o Brasil já utilizam essas soluções para otimizar sua rotina de limpeza e garantir um ambiente seguro para os clientes.
Suporte técnico e educação para fazer render ainda mais
Mais do que ter produtos, é preciso saber usá-los. Isso mesmo. As técnicas corretas de uso são as que garantem um bom desempenho e, consequentemente, economia para o bolso do consumidor e do empreendedor. Por isso, a Unishop toca o seu modelo de negócios dando foco especial para duas frentes: suporte técnico e educação de seus lojistas e clientes.
Cada nova loja Unishop recebe treinamento presencial para garantir o uso correto e eficiente dos produtos. Além disso, os lojistas têm acesso a uma plataforma de ensino à distância, com vídeos e cursos atualizados regularmente, que ajudam a maximizar o rendimento dos produtos e a evitar desperdícios.
Workshops mensais também são oferecidos, especialmente voltados para setores específicos, como condomínios e escolas, onde a correta aplicação dos produtos é essencial para o cumprimento das normas de segurança.
"Nosso objetivo não é apenas vender produtos, mas garantir que cada cliente saiba exatamente como utilizá-los para obter o melhor resultado possível," explica Meneguin.
Diferenciais no modelo de negócio
O modelo de expansão da Unishop, com foco no licenciamento e não em franquias tradicionais, oferece um formato "ganha-ganha", que facilita o ingresso de novos lojistas sem a cobrança de taxas de royalties ou multas. Isso permite que os parceiros cresçam com mais liberdade e menor risco, oferecendo uma rede sólida e de confiança para consumidores e pequenos empresários em todo o Brasil.
“Não queremos apenas multiplicar franquias, até porque não nos posicionamos como uma. Vamos além e nossa proposta é diferente: queremos que o lojista cresça com o suporte que oferecemos, sem a pressão de taxas adicionais,” destaca Meneguin. Ele adiciona: “Esse modelo nos permite manter a qualidade, a proximidade com a fábrica e a flexibilidade para atender diferentes perfis de clientes.
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Rodrigo Scapolatempore Machado
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