14/10/2024 às 09h33min - Atualizada em 15/10/2024 às 00h07min

Levantamento da eBox Digital registra, em suas análises, 70% de indícios fraudulentos em comprovante de endereço em 2024

Documento é seguido de CPF e RG em mais de 400 registros de fraude; Análise e sinalização da empresa preveniu a perda de mais de R$ 14 milhões de reais para clientes do segmento financeiro

GIOVANNA ALVES
Banco de imagem/Freepik

A eBox Digital, empresa especializada em gestão e proteção de documentos físicos e digitais, realizou um levantamento para evidenciar as tentativas de fraudes documentais entre janeiro e agosto de 2024 para seus clientes que possuem a solução de formalização voltadas ao BPO de análise documental.

Como resultado, foram identificados 444 indícios fraudulentos, um percentual de 1,8% com base no total de mais de 25.000 propostas analisadas no período, sendo 70% apenas de comprovante de endereço. Os documentos de identidade CPF (15%) e RG (9%) aparecem na sequência.

Segundo Marcelo Araújo, diretor comercial da eBox Digital, a grande parcela representada pelo comprovante de endereço reflete a vulnerabilidade desse tipo de documento: “O comprovante de endereço é frequentemente utilizado como parte dos processos de KYC (Know Your Customer) e na validação de identidades para abertura de contas bancárias, concessão de crédito e outros serviços. É um ponto de extrema importância para reavaliar ferramentas robustas para garantir a segurança e a autenticidade nas transações digitais”.

O diretor conta que a origem das análises de fraude se dá pelos clientes do setor financeiro, que atuam com a liberação de créditos como, por exemplo, Crédito Direto ao Consumidor (CDC). “Possuímos um time especialista em antifraude na equipe de formalização da eBox, que atua diretamente nesses diagnósticos para prevenção. Isso, inclusive, gera um ganho operacional direto para os clientes, uma vez que, somando todos os indícios que foram reportados por nós, o banco preveniu de perder mais de R$14 milhões de reais neste período”.

Quando se trata de ações que podem combater este tipo de ato criminoso, Marcelo pontua que tanto consumidores quanto empresas devem se atentar a alguns processos, como: uso de sistemas de verificação automatizada, criptografia de documentos sensíveis, implementação de políticas de proteção de dados, treinamento constante de colaboradores e assinatura digital certificada. Ainda, consultoria em empresas especializadas para implementar medidas preventivas e avançadas pode ser um grande diferencial.

“A crescente sofisticação das tentativas de fraude exige que as empresas se adaptem e adotem práticas cada vez mais inteligentes. Com este levantamento, queremos conscientizar e alertar as pessoas, ao mesmo tempo em que continuemos a oferecer soluções inovadoras e eficazes”, finaliza o diretor. 


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GIOVANNA REBELO ALVES
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