Um novo estudo da Kantar revelou que o Spotify tem se consolidado como a principal escolha entre novos usuários da faixa etária 55+. Tradicionalmente acostumados a formatos como o rádio e televisão, esse público, muitas vezes resistente às plataformas digitais, têm aderido ao streaming musical por meio de recomendações de amigos e familiares. Essa influência direta tem sido um fator decisivo para a escolha do serviço e, uma vez convencidos, esses usuários tendem a se tornar assinantes fiéis.
Ainda segundo o estudo da Kantar, a fidelização do público com mais de 55 anos se dá principalmente pela experiência oferecida. O Spotify, ao disponibilizar testes gratuitos e uma interface simples e intuitiva, tem rompido barreiras geracionais, permitindo que novos usuários se adaptem ao formato. Isso resulta em assinaturas de longo prazo, fortalecendo a base de assinantes da plataforma.
Outro ponto destacado pelo relatório é a oportunidade para o mercado da música digital explorar esse segmento crescente. Com o avanço dessa tendência, empresas de streaming podem investir em campanhas de marketing direcionadas, com ofertas que ressaltam a facilidade de uso do serviço e seus benefícios.
Parcerias com marcas e empresas de telefonia, por exemplo, podem ampliar ainda mais o alcance entre esse público. Além disso, a criação de conteúdo personalizado, como playlists voltadas para os interesses específicos dessa faixa etária, também podem ser enxergadas como estratégia eficaz.
A New Music Brasil, gravadora e editora musical, já observou o impacto positivo dessa mudança. No último ano, a empresa registrou mais de 214 milhões de streams de áudio e 122 milhões de players de vídeo.
A gravadora e editora musical, New Music Brasil, acredita que as novas estratégias e ferramentas do Spotify devem impulsionar ainda mais esses números. Com o aumento do público na faixa de 55+ na plataforma, a expectativa é que a fidelização desse segmento traga benefícios de longo prazo tanto para o mercado musical quanto para profissionais e empresas que trabalham diretamente com esses serviços.
O estudo da Kantar também revela que, além da música, outros formatos de áudio, como podcasts e audiolivros, têm ganhado relevância entre os usuários de streaming. O aumento no consumo desses conteúdos sugere que o Spotify e outras plataformas podem diversificar suas ofertas para atender a um público mais variado.
Com essa expansão, o mercado de streaming de música enfrenta novos desafios, como a necessidade de convencer os ouvintes sobre o valor das assinaturas pagas. Para o público 55+, o qual é mais relutante em pagar por serviços digitais, além de testes gratuitos, o estudo aponta que entre os assinantes premium, metade recomenda o Spotify a amigos e familiares, reforçando a importância do “boca a boca” na conversão de novos usuários.
Essa mudança no comportamento de consumo aponta para um futuro em que plataformas de streaming, deverão investir mais em inovação e entender o perfil de consumo dos usuários, para atender às necessidades de uma base de usuários cada vez mais diversificada.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JORGETE CAROLINE FERREIRA BEZERRA
[email protected]