A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) confirma a realização da 31ª edição da Copa da Juventude, que será realizada de 2 a 9 de fevereiro de 2025 no tradicional Clube Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS).
A competição, parte do Campeonato Brasileiro Interclubes, contará com a participação dos principais jovens velejadores do país, em um evento que visa desenvolver o futuro da vela brasileira e promover novos talentos em direção aos ciclos olímpicos de 2028 e 2032.
A Copa da Juventude contará com disputas nas classes ILCA 6 (masculino e feminino Sub-23), ILCA 7 (masculino Sub-23), 470 (misto Sub-24), 420 (masculino, feminino e misto), 29er (masculino, feminino e misto) e iQFOiL (masculino e feminino Sub-19).
Serão realizadas até 18 regatas para algumas classes, com o formato de percurso variando entre barla-sota, trapezoidal e slalom, garantindo um desafio técnico para todos os competidores.
Além da competição, a Copa da Juventude será uma etapa crucial no processo de seleção para a Equipe Brasileira de Vela Jovem, que representará o país no Campeonato Mundial da Juventude, a ser realizado em Vilamoura, Portugal, ainda em 2025. O evento visa reforçar o compromisso da CBVela em fomentar a vela de base, oferecendo uma plataforma sólida para o desenvolvimento dos jovens atletas.
''O investimento na vela jovem é uma prioridade para a CBVela. A Copa da Juventude não apenas revela novos talentos, mas também é um passo fundamental para preparar nossos atletas para as próximas edições dos Jogos Olímpicos''.
''Estamos comprometidos em fortalecer essa base e assegurar que o Brasil continue a ser uma potência na vela mundial. O talento desses jovens velejadores é inegável, e nosso objetivo é proporcionar todas as oportunidades para que eles alcancem seu potencial máximo, pensando tanto em 2028 quanto em 2032'', declarou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
As inscrições para a Copa da Juventude serão abertas ainda esta semana e seguirão até o dia 3 de fevereiro de 2025, e poderão ser realizadas através do aplicativo Vela ID. O evento terá sua abertura oficial no dia 02 de fevereiro, seguido por sessões de treinamento e aclimatação nos dois primeiros dias. As regatas começam oficialmente no dia 4 de fevereiro e se estendem até o dia 8, quando será realizada a cerimônia de encerramento.
As duas últimas edições do evento ocorreram em São Paulo (SP) no YCSA - Yacht Club Santo Amaro em 2023 e neste ano, a sede foi o Iate Clube de Brasília.
Para mais informações, visite o site oficial da CBVela em www.cbvela.org.br.
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FLAVIO PEREZ GUIMARAES
[email protected]