14/07/2022 às 11h54min - Atualizada em 14/07/2022 às 12h41min

6 ferramentas indispensáveis para arquitetos que auxiliam em projetos e orçamentos

Antonio Fascio, CEO do 3F Group, explica que a tecnologia tem se mostrado presente na construção civil e facilitado a vida dos profissionais do setor que antes precisavam realizar diversos e longos processos

SALA DA NOTÍCIA PinePR
PinePR (pinepr.com)
Divulgação / 3F Group
A tecnologia virou uma aliada muito importante para a construção civil, incluindo a arquitetura. Os aplicativos e softwares têm tido destaque para os profissionais do setor ao realizar os projetos de modo fácil e rápido. O CEO do 3F Group, empresa proprietária do OrçaFascio, software líder de mercado com foco em orçamentos de obras, Antonio Fascio, listou as 6 principais ferramentas para quem trabalha com arquitetura. “Precisão nos dados é fundamental na hora de planejar, orçar e acompanhar um projeto, independente da fase no qual se encontra sabemos o quão difícil pode ser monitorar esses dados, por isso, listamos os principais softwares e aplicativos que podem ajudar no dia a dia de engenheiros e arquitetos”, Antonio Fascio, CEO do 3F Group.

1. Revit
Uma das ferramentas do BIM, o Revit, software da Autodesk, é especializado em desenvolver projetos e documentos relacionados à construção civil. Através da modelagem 3D, e com recursos para gerar toda a documentação 2D tradicional (plantas, cortes, vistas, elevações, etc.).

Essencial para otimizar o desempenho da construção desde o estágio inicial do projeto e monitorar o desempenho durante a vida útil da construção. Com a parceria com a Orçafascio realiza estimativas de custo e obtém o quantitativo dos materiais especificados no projeto, tornando o seu projeto um banco de dados da construção, alinhado com o BIM.

2. Medida
Este é um dos aplicativos utilitários do sistema iOS. É uma alternativa válida, caso seja necessário medir um ambiente ou móvel sem possuir uma fita métrica por perto. A ferramenta faz a medição com uso da câmera do celular e tecnologias de realidade aumentada. Assim, obtém uma dimensão muito próxima do real e serve muito para quebrar um galho nessas situações.  

3. Magicplan
Este aplicativo é outra ferramenta muito eficiente para arquitetos. Por meio desse app, é possível produzir e editar plantas, usando a realidade aumentada para conferir medidas, montar relatórios para cada projeto e compartilhar os produtos com outras pessoas, inclusive profissionais da mesma equipe.

O arquivo do projeto no app pode ser editado de diferentes maneiras. Ademais, o uso de câmera para montar as medidas da planta, o aplicativo permite alterar os cantos manualmente e ainda verificar os resultados em 3D. Existe também a possibilidade de adicionar informações na pasta em um local de anexos, tornando assim as informações sobre o projeto ainda mais completas. Este aplicativo está disponível tanto para dispositivos Android quanto iOS.

4. OrçaFascio
Além dos aplicativos para celular e dispositivos como tablet, existem também os sistemas  para arquitetura e engenharia online, que podem também ser as ferramentas web. Dessa forma, um dos programas que pode ser utilizado com essa finalidade é OrçaFascio. 

Ter acesso à ferramenta web do sistema da 3F Group, Orçafascio e demais módulos, é fundamental. Além de ser bastante simples e fácil de utilizar, os serviços podem ser acessados de qualquer lugar, dando agilidade na abertura de documentos de gestão e na busca por informações relativas à construção.

O OrçaFascio oferece em sua ferramenta módulos para a criação de: orçamento, planejamento, plugins para integração entre projetos elétricos e arquitetônicos alinhados com o orçamento da obra. Além disso, também disponibiliza aplicativos mobile para gestão da obra como Diário de Obras e Medição.

“Engana-se quem pensa que o arquiteto está restrito à produção de projetos, plantas e imagens 3D do projeto. Ele precisa ter amplo conhecimento sobre gestão, além de participar diretamente do gerenciamento de obras. Por isso, existem diversos aplicativos que auxiliam nessas funções”, comenta Fascio, CEO da 3F Group. 

5. DroneDeploy
O drone é um dos equipamentos mais promissores para a construção civil na atualidade. Uma das principais funções desse equipamento está em facilitar o mapeamento de terrenos e lotes. Dessa forma, é necessário contar com aplicativos que desenvolvam melhor essa função, atendendo de forma inteligente à necessidade dos softwares em mapear os espaços.

6. RoomScan Pro
Este é outro aplicativo que permite desenhar plantas de arquitetura em smartphones. Dessa forma, é capaz de aliar o talento do profissional à praticidade do aplicativo. Ele consegue criar uma planta de um apartamento inteiro em poucos minutos. Além disso, possui um sistema de medida inteligente, que utiliza sensores do iphone ou ipad para tirar as medidas de forma automática. Para isso, o dispositivo deve estar posicionado na parede do imóvel para criar plantas precisas. Este aplicativo está disponível para iOS e Ipad.


Sobre o 3F Group:
A 3F Group possui em seu guarda-chuva dois softwares principais com foco em orçamentos de obras, engenharia de custos e gestão de construções que aceleram em até oito vezes o processo de orçamentos. O Orçafascio é líder de mercado e atua com pequenas e médias construtoras e o Orçafascio Prime, tem como público-alvo grandes empresas e órgãos públicos. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp