São Paulo, outubro de 2024 - Com o Dia das Crianças se aproximando, muitos pais estão à procura de opções culturais que unam entretenimento e conteúdo educativo para os pequenos. Entre as alternativas disponíveis, a TodesPlay, plataforma de streaming da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), oferece uma programação diversa e acessível. O streaming, que se destaca como um espaço que valoriza e preserva narrativas identitárias, fortalecendo a cultura e o cinema independente no Brasil, conta com programações voltadas para o público infantil, oferecendo alternativas significativas para celebrar o Dia das Crianças.
Fábula de Vó Ita
Gisa tem um cabelo cheio de vida e personalidade, mas seus colegas da escola vivem debochando dela por conta disso. Nesta fábula de fantasia e realidade contada entre panos e tecidos, Vó Ita envolve sua netinha Gisele para lhe mostrar a beleza das diferenças e o valor de sua própria identidade. A direção é de Joyce Prado.
Ana
“Ana”, dirigido por Vitória Felipe dos Santos, narra a trajetória de uma menina negra que luta para se reconhecer como tal. Através do encontro com Jeannette, uma professora refugiada enfrentando suas próprias dificuldades no Brasil, ambas se tornam vítimas do racismo e, juntas, descobrem maneiras de se transformar e se empoderar. Esta produção propõe uma reflexão importante sobre identidade racial e aceitação.
5 Fitas
A produção “5 Fitas”, dirigida por Vilma Martins e Heraldo de Deus, leva os espectadores a Salvador, onde irmãos Pedro e Gabriel se aventuram na tradicional festa do Senhor do Bonfim. Através das histórias que ouvem da avó, os irmãos aprendem sobre religiosidade, sincretismo e a importância da família, refletindo sobre as tradições culturais que permeiam a vida de muitos brasileiros.
Mytikah – O livro dos heróis
Essa obra traz os irmãos Manga e Leco explorando um livro pop-up que narra histórias de heróis da realidade. Com direção de Diego Doimo, a produção se destaca pela forma lúdica como aborda a admiração por figuras inspiradoras, estimulando a imaginação e o aprendizado sobre valores humanos.
Histórias de Yayá - Episodio 1: La Concha
dirigida por Reinaldo Sant'ana, introduz a heroína atemporal Yayá, que testemunha e conta a história do povo negro na África e nas Américas. Este curta, que marca o início de uma saga, com a proposta de educar as crianças sobre suas raízes e a importância da memória coletiva.
Para o Dia das Crianças, a TodesPlay também reserva dois lançamentos para o público infantil. Em "Lá do Alto", um menino sonhador tenta convencer seu pai a subir com ele até o alto de uma pedra, acreditando que assim poderá se comunicar com a avó, de quem sente saudades. O curta tem direção de Luciano Vidigal e promete tocar os corações com sua delicada abordagem sobre perda e conexão.
Outra produção de estreia é "Ewé de Òsányìn: O Segredo das Folhas". Na trama, uma criança que nasce com folhas em seu corpo sofre discriminação na escola e foge para a mata, onde encontra seres encantados das tradições indígenas e negras. Em sua jornada de autoconhecimento, ela encontra Òsányìn, o Orisà das folhas, que lhe ensina sobre o poder das plantas e a preservação ambiental. A direção é de Pâmela Peregrino, e a obra une fantasia e conscientização ambiental de forma única.
Sobre a Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN)
Criada em 2016, a APAN - Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro - é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, apartidária e com articulação, mobilização, incidência política, ações e representação nas cinco regiões do país. Desde sua criação, a associação defende o fortalecimento das Ações Afirmativas como princípio e estratégia política fundamental para a garantia da inclusão da população negra no setor audiovisual e para o avanço na luta de combate ao racismo no Brasil. A APAN é fruto de uma articulação histórica de cineastas e profissionais do audiovisual brasileiro voltadas a potencializar as políticas públicas e as ações de mercado que fomentem e ampliem o audiovisual negro no país. A APAN, tem como eixo central para sua incidência a articulação política, pautar e tensionar a construção de caminhos para o audiovisual brasileiro atento a um debate racial, de gênero e territorialidade.
Informações para a imprensa - Si Comunicação
Luis Fernando: [email protected]
Silvana Inácio: [email protected]
Contato: Telefone (11) 3042-5641 | WhatsApp: (11) 99191-5116
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GHABRIELLA COSTERMANI MACHADO
[email protected]