10/10/2024 às 11h50min - Atualizada em 12/10/2024 às 00h00min
Mercadão dos Óculos inicia processo de internacionalização de franquia
Rede já possui três lojas próprias em Portugal e projeta até 10 franquias em 2025
GCOM - COMUNICAçãO ESTRATéGICA
Divulgação O Mercadão dos Óculos, rede de óticas e uma das 30 maiores franquias do país, anuncia o início do processo de internacionalização da empresa. Até o final de 2025, a marca projeta entre cinco e dez franquias em Portugal. Atualmente a marca conta com cerca de 750 unidades em todo Brasil entre lojas em operação e em implantação. “A internacionalização do Mercadão dos Óculos representa um marco na trajetória da franquia, que nasceu com o objetivo de democratizar o acesso a produtos ópticos de qualidade no Brasil. Porém, ela também representa um reflexo natural do sucesso que conquistamos, como uma rede sólida e em constante crescimento. Por isso, estamos preparados para levar o Mercadão dos Óculos a novos horizontes”, comenta Gustavo Freitas, CEO da franquia. 3 lojas em Portugal Antes de iniciar o processo de internacionalização, o Mercadão dos Óculos estabeleceu três lojas próprias em Portugal: duas na cidade de Porto e uma em Lisboa, todas inauguradas em 2022. Cada uma fatura entre € 35 e 50 mil por mês. “O objetivo era gerar aprendizados, entender os desafios e particularidades do mercado português e europeu, desenvolver fornecedores e testar e ajustar o modelo de negócio”, comenta o CEO do Mercadão dos Óculos. Desafios De acordo com Freitas, os desafios têm sido parecidos com os do varejo no Brasil como um todo: mão de obra especializada e garantir um excelente ponto. Para isso, o Mercadão dos Óculos contratou assessorias jurídicas e contábeis locais, que facilitaram a adaptação às leis e regras do país, como abertura e regularização das empresas, leis trabalhistas, importação e exportação de produtos. “Além disso, o mercado europeu possui um grande facilitador para nosso segmento: o exame de vista e a receita podem ser obtidos dentro da própria loja. Isso agiliza o atendimento e melhora a experiência do cliente”, destaca. O CEO do Mercadão dos Óculos ressalta que a estruturação do negócio está em fase final. “Estamos enviando executivos experientes no nosso modelo para assumirem cargos-chave este ano, e organizando processos com a associação de franchising local. Devemos abrir para expansão a partir de 2025”, finaliza. Tecnologia e inovação Todos os anos, o Mercadão dos Óculos investe em tecnologia. Está em fase de testes um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval). A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos. Prêmios e certificações Em 2023, o Mercadão dos Óculos, recebeu pela sexta vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas. Além disso, o Mercadão dos Óculos recebeu o prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo. Como adquirir uma unidade Para adquirir uma franquia da rede de óticas Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 11 a 18 meses. Visite a página https://mercadaodosoculos.com.br/seja-um-franqueado/ e conheça as vantagens de ser um franqueado Mercadão dos Óculos. Ficha técnica Super Fit (cidades com até 15 mil habitantes) Investimento: R$ 150 mil Taxa de franquia: R$ 40 mil Capital de Giro: R$ 8 mil Area média para instalação: 20m² a 25m² Faturamento médio anual: R$ 600 mil Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento Prazo médio para retorno: de 10 meses a 13 meses Ficha técnica Fit (cidades com até 30 mil habitantes) Investimento: R$ 190 mil Taxa de franquia: R$ 55 mil Capital de Giro: R$ 12 mil Área média para Instalação: 25m² a 45m² Faturamento médio anual: R$ 800 mil Lucro médio mensal: de 20% a 25% do faturamento Prazo médio para retorno: de 11 meses a 13 meses² Ficha técnica Tradicional (cidades acima de 30 mil habitantes) Investimento: a partir R$ 250 mil Taxa de franquia: de 55 mil a 75 mil Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil Área média para Instalação: 40m² a 70m² Tipo de negócio: Ótica Ano de fundação: 2012 Ano de fundação do franchising: 2013 Número de funcionários: 4 Número de unidades próprias: 0 Royalties: 5% sobre o faturamento Taxa de publicidade: 2% Faturamento médio anual: R$ 1 milhão Lucro médio mensal: de 18% a 25% do faturamento Prazo médio para retorno: de 13 meses a 18 meses Sobre o Mercadão dos Óculos O Mercadão dos Óculos é uma rede de óticas com mais de 750 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional. Em 2017, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para outras informações, acesse www.mercadaodosoculos.com.br Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEONARDO GUARISO
[email protected]