13/07/2022 às 08h40min - Atualizada em 13/07/2022 às 20h41min

O sertanejo romântico e sofrência do Joel Carlo é Top 10 nas paradas de áudios do Brasil

Joel Carlo lançou o hit da sofrência! ‘‘Buteco a Luz de Velas’’ está disponível em todas as plataformas digitais, confira!

SALA DA NOTÍCIA Camila Mateiro - New Music Brasil
http://newmusic.digital/
New Music Brasil
 

O sertanejo romântico e sofredor do Joel Carlo conquistou tanto as paradas digitais, e ali ficou, não quis saber de sair do Top 10! O sertanejo domina as regiões do sul do Brasil, com sucessos como, ‘‘Roma’’, ‘‘Ciuminho’’ e a mais recente, ‘‘Buteco a Luz de Velas’’, conquistaram milhões de plays!  

 

Mas, você já se perguntou como o sertanejo romântico ficou tão popular no Brasil? Vem que a New Music Brasil te explica certinho como esse fenômeno tomou conta de tudo, moldou a música brasileira, determinou qual era a potência do momento e marcou culturalmente o nosso país. 

Afinal, o que é o sertanejo romântico e quem o criou?

 

O sertanejo romântico reúne músicas que falam sobre relacionamentos. Mas, se engana quem pensa que são apenas as relações melosas e bonitas, claro que esse é o assunto principal, contudo, o término, a saudade e a traição também são temas recorrentes nas letras dos sertanejos. 

 

Ele ganhou destaque porque conversou diretamente com o público. São músicas identificáveis, que nos permitem vivenciar esse momento dentro das nossas cabeças. Quem nunca ficou tão apaixonado que lembrava dessa pessoa toda vez que ouvia um ‘‘ah eu adoro amar você, como eu te quero, eu jamais quis! Você me faz sonhaaaar…’’ 

 

Ou se identificou tanto com ‘‘Graveto’’ da Marília Mendonça que ficou horas chorando enquanto ouvia o sucesso? O sertanejo romântico tem justamente esse propósito: conversar com pessoas que passam pelo mesmo, mexendo com os sentimentos dos ouvintes. Gente como a gente. Afinal, sertanejos também amam, sertanejos também sofrem!

 

Mas, afinal, quem foi o primeiro a criar essa vertente do sertanejo

Sertanejo romântico: a terceira fase do gênero

 

A terceira fase do sertanejo deu-se início em 1970, após o gênero passar por um período de transição, saindo do sertanejo raiz, que foi criado pelo jornalista Cornélio Pires. O sertanejo romântico teve o modelo da era da Jovem Guarda, comandada por Sérgio Reis, que tinha começado a entrar na indústria musical. 

 

O seu ritmo tinha a inserção da balada sentimental, onde o coração era o principal tema das músicas. Nessa época, o gênero também sofria de pequenas inspirações do rock, onde foram incluídos elementos como a guitarra elétrica. 

 

Alguns dos primeiros artistas que representaram essa fase foram, Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, Zezé di Camargo & Luciano, Chrystian & Ralf, João Mineiro & Marciano e Roberta Miranda. ‘‘Fio de Cabelo’’ da dupla Chitãozinho & Xororó, foi uma das músicas que mais marcaram o sertanejo romântico. 

 

Posteriormente, nomes como, Daniel, Rick & Renner, Gian & Giovani, Victor & Léo e Paula Fernandes comandaram a cena do sertanejo romântico até a chegada do sertanejo universitário, quando um ritmo animado das baladas tomou conta das paradas musicais. 

 

E, agora, você deve-se estar se perguntando: mas onde que o Joel Carlo está inserido nesse processo?

Joel Carlo: o sertanejo que está revivendo o sertanejo romântico raiz

 

Na terra do sertanejo pop, funknejo e da sofrência, o sertanejo romântico foi-se apagando. Contudo, com a chegada do Joel Carlo na cena, o quadro reverteu-se. O sucesso de ‘‘Roma’’ foi tão grande, que tomou conta de todas as paradas de áudio no sul do país, levando Joel a se apresentar nos palcos do Programa da Eliana no SBT e A Hora do Faro, na Rede Record. 

 

São mais de 30 milhões de streams nas plataformas digitais, chegando a somar 410 mil ouvintes mensais e 150 mil seguidores nas redes sociais. Além de, figurar nas maiores playlists de curadoria! Um verdadeiro sucesso, não é? 

 

Lançada na sexta-feira (08) passada, ‘‘Buteco a Luz de Velas’’ é a nova aposta do sertanejo, que já soma mais de 600 mil plays desde o seu lançamento! O single entrou em diversas curadorias como, Novidades da Semana e Sofrência Sertaneja do Spotify, Coração Sertanejo e Radar Sertanejo da Deezer e Novidades, Fresh Sertanejo e Aquela Sofrência da Amazon Music. 

 

É hit! E, não acredite que as novidades param por aqui. Nesta sexta-feira (15), será lançado o pout-pourri, ‘‘Único Plano / Você Não Me Ensinou a Te Esquecer’’, uma faixa repleta do mais puro sertanejo romântico e sofrência. Essa é de doer, prepara o coração! 

 

Para não perder nada do que está chegando, siga a New Music Brasil no Instagram, assim você ficará sabendo dos lançamentos semanais e terá conteúdos exclusivos sobre o mundo da música na palma da sua mão! 

 

Quer saber qual dos nossos DJs é formado em gastronomia? Confira a entrevista no Blog da New! 

 

Te esperamos no próximo?


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp