13/07/2022 às 08h19min - Atualizada em 13/07/2022 às 20h40min

Instituição de ensino paranaense tem bons resultados em avaliação do MEC

Avaliadores comprovam excelência em EAD do ensino do Centro Universitário Integrado

SALA DA NOTÍCIA Mem Comunicação
www.grupointegrado.br
Divulgação | Centro Universitario Integrado

O Ministério da Educação (MEC) acaba de reconhecer e atestar que 10 cursos superiores (modalidade EAD) do Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão (PR), são considerados excelentes e estão entre os melhores do Brasil.

As avaliações analisam o cumprimento de diversos indicadores pela instituição de ensino. A escala vai de 1 a 5, sendo que 3 já é considerado satisfatório. Notas 4 e 5 são acatadas como nível de excelência.

Dessa forma, o MEC atribuiu nota 5 (conceito máximo) para os seguintes cursos EAD: Tecnólogo em Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Licenciatura em Educação Física, Letras Português, Pedagogia.

Também atribuiu nota 4 para os cursos de Tecnólogo em Gestão Comercial; Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis – todos na modalidade EAD.

“Essa avaliação do MEC coloca o Integrado no seleto grupo de Centros Universitários de excelência. Isso é uma prova do cuidado que temos em todas as etapas de nossos trabalhos para oferecer aos estudantes a melhor formação superior”, explica o professor César Dallabrida Junior, Procurador Institucional do Centro Universitário Integrado.

Para que serve essa nota do MEC?

Há diversos indicadores de qualidade para análise do ensino superior brasileiro. As notas acima estão qualificadas como Conceito de Curso (CC), o qual certifica a qualidade dos mesmos. A pontuação varia de 1 a 5. Quanto mais próximas de cinco, maior é o cumprimento das exigências requeridas pelo Ministério da Educação. Dessa forma, as notas 4 e 5 demonstram a excelência na qualidade do ensino do Centro Universitário Integrado.

“Antes de ingressar no ensino superior, os interessados devem levar em conta as notas atribuídas pelo MEC, conhecer de perto as instalações, falar com professores e estudantes para ter certeza de que investirão seu tempo de aprendizado num local de excelência. O Integrado possui excelência nos seus cursos de graduação EAD”, ressalta a professora Telma Cristian Amaral, Supervisora do Núcleo de Educação a Distância.

A avaliação do MEC é determinante também para a abertura de novos cursos e para a manutenção daqueles que já existem.

Como é feita a avaliação do MEC?

As análises consideram os Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG) em que são verificados diversos indicadores, divididos por três dimensões: 1) organização didático-pedagógica; 2) corpo docente e tutorial; e 3) infraestrutura.

O MEC, por meio de professores designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) sorteados entre os cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis), realiza diversas reuniões para avaliar o desempenho dos acadêmicos, o número de professores mestres e doutores, as instalações, a organização didático-pedagógica e recursos disponíveis.

Além disso, os professores analisam uma série de documentos da instituição. Para se cadastrar no BASis, é necessário possuir mestrado ou doutorado nas áreas do conhecimento.

Os resultados da avaliação do MEC também servem como base para a criação de políticas públicas por órgãos governamentais na área da educação superior e auxiliam a população em geral, no sentido de orientar melhor as escolhas, disponibilizando dados referentes à realidade dos cursos e instituições. Em breve, o Centro Universitário Integrado terá mais visitas do MEC para avaliar outros cursos.

“Acompanhei algumas análises e pude observar o empenho e o profissionalismo das equipes responsáveis. Foi tudo bem preparado e disponibilizado, o que facilitou muito para os avaliadores. Investimos constantemente em infraestrutura, equipe de colaboradores e corpo docente para que nossos acadêmicos tenham sempre a melhor formação superior. Esse resultado é fruto de uma engrenagem perfeita entre equipes. Para mim, é uma satisfação muito grande saber que um bom trabalho foi reconhecido e que temos pessoas comprometidas dentro da nossa instituição”, reitera a professora Maria da Conceição Montans Baer, reitora do Centro Universitário Integrado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp