02/10/2024 às 13h05min - Atualizada em 03/10/2024 às 16h12min

CCBB Educativo - Arte e Cultura traz em outubro atividades gratuitas para toda a família

Dentre os destaques está o Festival de Contação de Histórias “Narrativas Sobre o Sol”, dia 12 de outubro, em celebração ao Dia das Crianças. Programação ainda inclui oficinas, leituras, visitas mediadas, entre outras atividades

SYLVIO NOVELLI ASSESSORIA EM COMUNICAçãO
Crédito: Karen Montija
Durante o mês de outubro, o programa CCBB Educativo – Arte e Cultura preparou uma série de atividades lúdicas e interativas, totalmente gratuitas, para toda a família. A base para elaboração da programação, idealizada e realizada pelo corpo de arte-educadores do CCBB SP é a exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”, com especial destaque para o Dia das Crianças.

Desta maneira, para o feriado de 12 de outubro o CCBB Educativo – Arte e Cultura apresentará o festival de contações “Narrativas Sobre o Sol”, que mostrará aos espectadores a importância e a magia do sol reinando no imaginário de todos os povos da Terra. O festival ocorrerá em duas sessões, às 10h e às 14h, com duração de 90 minutos cada e interpretação dos arte-educadores do CCBB SP.

Outro destaque é o estúdio sensorial QORI WASI - Casa de Ouro, uma réplica de um templo andino, trazendo em seu interior peças da cultura andina que poderão ser manuseadas pelo público, ampliando a sua experiência.

Dentre os objetos está o P’unchaw, imagem do Sol Jovem do amanhecer, reconstruído especialmente para a mostra após 500 anos da sua desaparição pela invasão espanhola. Também haverá a imagem do Pachakamaq, o Animador-criador do Mundo andino, além de peças cotidianas dos templos antigos como sandálias metálicas, escudos e armas. O espaço será ambientado com sons dos MaÑacuys, mantras ou rezos andinos, cantados em Quechua pelo sacerdote andino Huillca Amaru Huallpa, de Cusco.

Também inspirada pela mostra “Tesouros Ancestrais do Peru”, a atividade cênico-musical “Som em Cena - Taki, memórias andinas” utiliza português e Libras, numa forma autoral e criativa de mediação para os conceitos, valores e a estética da exposição.  

A programação terá ainda outras opções de atividades lúdicas e gratuitas para as crianças. Na oficina Primeiro Brincar – O Mundo das Bonecas Andinas, os pequenos poderão brincar com réplicas de bonecas confeccionadas com fragmentos de tecido e enchimento de fibra vegetal, tal qual as bonecas desta cultura peruana.

Já para as famílias que desejam inspirar o interesse pela leitura nas crianças, será realizada a atividade “Que Livro é Esse?”, que apresentará obras que destacam a importância e a magia do sol reinando no imaginário de todos os povos da Terra. As crianças também poderão participar de uma oficina em que confeccionarão suas próprias Máscaras Lambayeque, em homenagem à divindade Naylamp, que representa as forças marítimas. A divindade será tema de outra oficina, em que os participantes criarão adereços criados pelo arqueomodista peruano Adrián ILave.

E para o público que tiver o interesse de uma visita mediada pelos espaços expositivos ou prédio histórico do CCBB – SP, haverá diversas opções de dias e horários, incluindo visitas especiais em libras. A programação do mês traz ainda a Mediação Poética “InsPirAção”, nos espaços expositivos do Prédio Histórico e Prédio Anexo do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo.
  
Por fim, o peruano radicado no Brasil, Adrián ILave Inka, realizará um Encontro com Professores, tendo como tema “Seis mil anos da história mágica andina - um bate papo sobre história e espiritualidade”, no dia 04 de outubro.


Serviço:
Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.com.br/
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP 
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda.

bb.com.br/cultura
twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp |instagram.com/ccbbsp
[email protected]

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FAUSTO CABRAL VALENTIN DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.