02/10/2024 às 17h51min - Atualizada em 03/10/2024 às 16h08min

Consumo de energia pela IA

*Elton Sato

JULIA ESTEVAM
Elton Sato

Pesquisas mostram que uma solicitação ao ChatGPT consome cerca de 10 vezes mais energia do que uma pesquisa padrão no Google. Para colocar em perspectiva, o Google processa cerca de 356 milhões de buscas por hora. Se a IA Overviews fosse usada globalmente para todas essas buscas, o consumo de eletricidade aumentaria de 106,8 MWh para 1 068 MWh – energia suficiente para carregar sete carros elétricos de 40 kWh a cada segundo.  

Esse consumo elevado está relacionado à complexidade do processamento que ocorre em modelos de IA, como o ChatGPT. Diferente de uma pesquisa comum no Google, que apenas busca informações de um banco de dados, o ChatGPT aprendeu como escrever textos depois de ler milhões e bilhões de textos, e para que ele possa responder às perguntas, ele precisa processar o seu texto, e então "pensar" na resposta, e isso acaba sendo mais custoso em termos de energia.  

Em um estudo de caso, uma grande torre de escritórios em Nova York implementou um sistema de IA para monitorar o comportamento de ocupação e ajustar automaticamente a temperatura e ventilação em tempo real. Isso resultou em uma redução no consumo de energia, que se aplicado a todos os prédios comerciais em Nova York, resultaria em uma economia de aproximadamente 5000 MWh por ano. Isso é equivalente a evitar a emissão de cerca de 3500 toneladas de CO2 anualmente — o que seria comparável a retirar 750 carros de circulação por um ano.  

Uma pesquisa publicada na prestigiosa revista Nature, mostra que a IA pode contribuir para um futuro mais verde. Com foco em prédios comerciais, a IA pode representar uma redução de até 19% de consumo de energia elétrica para 2050, e até 40% se utilizadas em conjunto com políticas de redução no consumo de energia elétrica. Não apenas isso, mas a pesquisa também analisou o impacto da IA sobre as emissões de CO2, e previram uma redução de 40% da emissão de CO2 para 2050 com uma redução de até 95% se utilizadas em conjunto com políticas de redução de emissão de CO2.  

*Elton Sato é Engenheiro da Computação com Mestrado em Sistemas Inteligentes. É professor no Centro Universitário Internacional Uninter  

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA CRISTINA ALVES ESTEVAM
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.