Nos últimos cinco anos, a frota de veículos elétricos e híbridos na Grande São Paulo cresceu impressionantes 202,9%, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Em 2019, a cidade registrava 21.507 veículos elétricos e híbridos. Em maio deste ano, esse número saltou para 65.145, demonstrando uma tendência global que também ganha força em São Paulo: a busca por alternativas mais sustentáveis para o transporte urbano.
Com o aumento exponencial dessa frota, a cidade começa a se adaptar para atender à demanda por infraestrutura adequada. Diversas empresas e instituições estão se mobilizando para disponibilizar estações de recarga de veículos elétricos, conhecidas como Wallbox, em um movimento que une inovação tecnológica e preocupação ambiental.
Na Câmara Municipal de São Paulo, a vereadora Janaína Lima (PP) apresentou um Projeto de Lei voltado justamente para regulamentar a instalação, operação e manutenção dessas estações de recarga. O objetivo do projeto é garantir que as Wallbox sejam instaladas de forma segura, seguindo as normas técnicas, como a ABNT NBR 17019:2022, que define os padrões para esses equipamentos no Brasil. “A medida visa garantir a segurança dos usuários e a integridade dos equipamentos”, afirma a vereadora Janaína Lima.
O projeto também estabelece que as estações Wallbox devem ser instaladas por profissionais devidamente certificados, assegurando a qualidade e a segurança tanto do equipamento quanto dos motoristas. Além disso, prevê diretrizes claras para a operação e manutenção das estações, de modo a garantir a longevidade dos pontos de recarga e o pleno funcionamento da infraestrutura necessária.
Sustentabilidade em foco
A proposta da vereadora Janaína Lima vai além da regulamentação técnica. Ela está alinhada com uma visão mais ampla de sustentabilidade e inovação urbana, incentivando o uso de energias renováveis e a substituição de veículos movidos a combustíveis fósseis. “Nosso projeto está em sintonia com as tendências globais de redução de emissões de gases poluentes. O uso de veículos elétricos é uma das principais formas de diminuirmos a poluição nas grandes cidades”, destaca a vereadora.
O incentivo ao uso de carros elétricos já é uma realidade em muitos países. Na Noruega, por exemplo, quase 80% dos carros vendidos em 2022 eram elétricos, um resultado alcançado por meio de políticas que oferecem isenção de impostos, acesso a estacionamentos gratuitos e infraestrutura de recarga amplamente disponível. Já na Alemanha, o governo subsidia até 9 mil euros para a compra de veículos elétricos, além de investir massivamente em estações de recarga por todo o país.
Esses exemplos mostram que a transição para uma mobilidade mais sustentável é possível quando há políticas públicas consistentes e uma infraestrutura adequada. O Projeto de Lei em São Paulo segue esse mesmo caminho, apostando na infraestrutura e na regulamentação como pilares para incentivar a mudança.
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EDUARDO GIOELI MICHELETTO JOEL
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