02/10/2024 às 07h59min - Atualizada em 02/10/2024 às 07h59min
Centros de Educação de SP oferecem ensino flexível para mais de 3 mil alunos idosos
Com quase 1.500 matriculados, CEEJAs permitem a conclusão de estudos sem frequência diária e incentivam a volta às aulas na terceira idade.
Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Agência SP
Divulgação / Agência SP (GOV.SP) As escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo contam com quase 3.500 alunos entre 60 e 95 anos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cerca de 1.500 desses estudantes frequentam os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs), que oferecem um formato flexível, permitindo a conclusão dos estudos sem a necessidade de aulas diárias.
Nos CEEJAs, os alunos podem comparecer quantas vezes for necessário para tirar dúvidas com os professores. A formação é organizada por eliminação de disciplinas, com a possibilidade de aproveitamento de estudos anteriores. No Ensino Médio, os alunos também têm acesso a novas disciplinas, como educação financeira.
Aos 68 anos, Marcirose Santoro concluiu seus estudos no CEEJA de Campinas e incentiva outros a retomarem os estudos. Para se matricular, é necessário ter 18 anos ou mais e apresentar documentos como RG e comprovante de endereço. Caso o histórico escolar não esteja disponível, o CEEJA aplica testes para classificar o aluno no nível adequado.