27/09/2024 às 08h23min - Atualizada em 30/09/2024 às 16h09min
Poder do elogio: Tendência vem para transformar as empresas
Como ferramenta aplicada à humanização no trabalho, o reconhecimento por atitudes e posturas tem mudado o ambiente corporativo, promovendo bem-estar e engajamento
MXP COMUNICAÇÃO
Vanessa Maebara, gerente de marketing do Top Employers Institute America Latina
Divulgação A humanização no trabalho, com seu conjunto de práticas, tem o objetivo de colocar o profissional no centro das prioridades nas organizações. Como tendência agregada a este conceito que se propõe a promover uma cultura de inclusão, colaboração e respeito mútuo, o elogio desponta como uma ferramenta transformadora nas corporações. “Validar alguém com um elogio genuíno tem um impacto poderoso. O reconhecimento fortalece os laços dentro da equipe, aumenta a motivação e cria ambientes de trabalho mais positivos e colaborativos, afirma Vanessa Maebara, gerente de Marketing do Top Employers Institute América Latina. A abordagem de que todo trabalho é digno de crítica, mas não de reconhecimento, encontra cada vez menos eco em empresas que valorizam a marca corporativa tanto quanto sua marca empregadora. Isso porque o reconhecimento, expresso em forma de elogio, age positivamente sobre a autoestima, transformando a pessoa que o recebe em um profissional mais seguro, ousado e assertivo. Uma pesquisa que se tornou um clássico da Harvard Business Review, publicação que reflete sobre melhores práticas na gestão de negócios, vai além. No ambiente corporativo, indica o estudo, o elogio representa 0,1% de engajamento extra dos funcionários. Como avaliado em investigações neurocientíficas, o cérebro humano é capaz de processar um elogio de forma semelhante a recompensas financeiras. No entanto, ao se reconhecer um mérito a prática não deve, necessariamente, estar associada a expectativas de aumento de salário ou outro tipo de recompensa monetária. Propostas que reconhecem a atuação dos colaboradores vêm se tornando realidade em várias organizações. Um exemplo é o da TIM Brasil, empresa certificada pelo Top Employers Institute, que criou o Valeu, TIMe!. “Com a criação totalmente caseira do Valeu, TIMe! desenvolvemos uma ferramenta de incentivo à prática dos novos valores culturais, enquanto criamos um ambiente de reconhecimento e colaboração”, afirma Carolina Paiva, gerente executiva de Comunicação Interna e Engajamento da TIM Brasil. “A ferramenta customizada, capaz de engajar a todos, gera insumos tanto para alimentar os conteúdos internos relativos à Cultura Organizacional, quanto para que o gestor tenha visibilidade sobre a reputação de seu time na companhia”, completa. Para reforçar o elogio como uma abordagem a ser ampliada e incorporada nos processos de humanização do trabalho, o Top Employers Institute, autoridade global na excelência das práticas de Recursos Humanos com mais de 2.300 organizações certificadas em 121 países, incluindo empresas brasileiras, organiza diversas ações no Top Employers Day nesta quinta-feira (26/09). “Neste ano, o Top Employers Day incentivará ainda mais essa prática transformadora”, afirma Vanessa Maebara. “Serão disponibilizados cartões especiais de elogio para que as pessoas reconheçam aqueles que realmente fazem a diferença no ambiente de trabalho.” Vanessa enfatiza a importância de treinar o olhar para reconhecer não apenas os grandes feitos, mas também as pequenas vitórias diárias de cada colaborador. “Devemos criar um ambiente onde todos se sintam incentivados a celebrar o que os outros fazem de bom, pois um simples elogio pode transformar o dia de alguém e reforçar o valor que cada um traz à equipe”, conclui. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAIKO DA CUNHA MAGALHAES
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