26/09/2024 às 12h29min - Atualizada em 27/09/2024 às 16h08min
Programa 3S, da Cargill, recebe validação da coalização global Consumer Goods Forum
Instituição reconhece critérios da verificação e empenho dos produtores de soja participantes
Divulgação
Cargill
Cargill SÃO PAULO / BRASIL (24 de setembro de 2024) – A Cargill acaba de receber um endosso global da coalização Consumer Goods Forum, uma organização presente em 40 países com foco em incentivar mudanças positivas nas cadeias de abastecimento. O reconhecimento valida os critérios usados pelo 3S, programa da Cargill que promove as melhores práticas agrícolas no Brasil. Essa não é a primeira vez em que o programa recebe reconhecimento internacional. Em 2022, o 3S foi reconhecido como equivalente ao nível Prata da norma FSA (sigla em inglês para Avaliação de Sustentabilidade da Fazenda), pertencente à plataforma SAI (Sustainable Agriculture Initiative Platform). O programa também é reconhecido pela The European Compound Feed Manufacturers’ Federation (FEFAC), entidade que representa associações nacionais em 24 estados-membro da União Europeia. A avaliação da Consumer Goods Forum considera a produção de quatro commodities de alta demanda essenciais para o setor de bens de consumo: óleo de palma, soja, papel, celulose e embalagens à base de fibras (PPP) e carne bovina. Para endossar o 3S, foram considerados os requisitos de boas práticas exigidos pela certificação, alinhados às exigências de mercados consumidores rigorosos, como o europeu. O 3S foi criado pela empresa em 2010 com foco em promover práticas agrícolas sustentáveis. A diretora de Sustentabilidade da Cargill na América do Sul, Letícia Kawanami, celebra a validação das ações adotadas pela empresa e pelos produtores de soja na região. “Este endosso confirma os critérios rigorosos que adotamos e o empenho dos nossos produtores de soja. O Programa 3S foi criado para promover práticas agrícolas sustentáveis que respeitam as comunidades locais e os ecossistemas naturais. Estamos felizes em ver que nossos esforços estejam alinhados com as exigências de mercados consumidores rigorosos, contribuindo para um futuro mais sustentável”, completa Letícia. Na safra 2022/2023, o volume se soja verificada pelo 3S cresceu 17% em 253 das fazendas inscritas em comparação com o volume anterior. Por meio de visitas e assistência técnica, o Programa 3S verifica cinco principais pontos nas fazendas: uso sustentável do solo, Boas Práticas Agrícolas (BPAs), relações com a comunidade e Direitos Humanos, melhoramento contínuo e emissão de gases de efeito estufa. Soma de forças Para promover a sustentabilidade nas cadeias de produção, a coalização Consumer Goods Forum criou roteiros de commodities para implementar práticas de produção positiva para a floresta. Essas iniciativas são apoiadas por parcerias ao redor do mundo com empresas, órgãos públicos e ONGs que atuam de forma local. “O 3S mostrou total afinidade com a Consumer Goods Forum porque, no fim do dia, estamos todos em busca de um objetivo comum: garantir a produção de alimentos de forma sustentável para a nossa e as futuras gerações”, acrescenta a líder de Sustentabilidade da Cargill. # # # Sobre o Consumer Goods Forum O Consumer Goods Forum (CGF) é uma rede global liderada pela indústria que reúne mais de 400 empresas membros, incluindo retalhistas, fabricantes e outras partes interessadas de 70 países na indústria de bens de consumo. Ele se concentra em promover mudanças positivas e maior eficiência na indústria, abordando desafios globais como sustentabilidade, saúde do consumidor e práticas éticas na cadeia de suprimentos. Entre as suas iniciativas significativas está a Iniciativa Global para a Segurança Alimentar (GFSI), uma abordagem orientada pela indústria para a segurança e qualidade alimentar. Sobre a Cargill A Cargill é uma empresa comprometida com o fornecimento de alimentos, ingredientes, soluções agrícolas e produtos industriais para nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Situados no centro da cadeia de suprimentos, fazemos parcerias com produtores rurais e clientes para obter, fabricar e entregar produtos que são vitais para a vida. Os 160.000 membros da nossa equipe, incluindo os 13 mil colaboradores do Brasil, inovam com propósito, fornecendo aos clientes o essencial para que as empresas possam crescer, para que as comunidades prosperem e os consumidores vivam bem. Como uma empresa familiar com 159 anos de experiência, olhamos para o futuro e permanecemos fiéis aos nossos valores. Colocamos as pessoas em primeiro lugar. Superamos como metas. Nós fazemos a coisa certa – hoje e para as próximas gerações. Para obter mais informações, visite Cargill.com e a nossa Central de Notícias. Informações para a Imprensa Felipe Fonseca – [email protected] / (11) 5099-3123 Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KAROL JORGE DE ALMEIDA
[email protected]