26/09/2024 às 14h21min - Atualizada em 27/09/2024 às 16h08min

Biometria de voz é solução para o mercado, em meio ao maior vazamento de dados já registrado na história

Situações de exposição de dados pessoais fazem com que empresas fiquem alertas para a segurança digital dos clientes

RAFAELA PALLOS | PINEPR
Crédito da imagem Phillip Zelante
 

Situações de exposição de dados pessoais fazem com que empresas fiquem alertas para a segurança digital dos clientes

 

Em 2024, o Brasil registrou um número recorde de vazamentos de dados, com mais de 3.253 casos apenas nos primeiros meses do ano, o que representa um aumento significativo em comparação aos anos anteriores. Esses incidentes ocorreram tanto em instituições públicas quanto em empresas privadas, impactando a segurança de milhões de brasileiros e expondo dados sensíveis em ataques cibernéticos.

 

“Com o aumento significativo dos golpes e fraudes digitais, é essencial que as empresas invistam em tecnologias avançadas e proporcionem uma experiência de usuário de qualidade. Ferramentas como biometria, firewalls, sistemas de detecção de intrusão e antivírus aprimorados são fundamentais para reforçar a segurança digital. A biometria de voz, combinada com análises comportamentais, é uma solução altamente eficaz para a confirmação de identidade. No último ano, a tecnologia desenvolvida pela Minds Digital, baseada nessa combinação de biometria e análise comportamental, ajudou a prevenir milhões de reais em fraudes de identidade.”, explica Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital - Voice IDtech pioneira em biometria de voz para identificação e prevenção de fraudes.

 

Normalmente, os ataques incluem desde o roubo de identidade até sofisticados esquemas de phishing, ataques cibernéticos direcionados e acessos não autorizados a contas pessoais e confidenciais, conforme ressaltam os especialistas. Contudo, a gravidade do vazamento vai além das credenciais, uma vez que a maioria dos dados expostos são confidenciais, representando um valor substancial para atores mal-intencionados.

 

Nesse contexto, a biometria de voz e análise de comportamentos suspeitos podem ser aliadas  para criar uma barreira para que essas informações pessoais não sejam utilizadas para autenticar usuários. Afinal, a substituição das senhas pela biometria relacionada ao CPF, permite que apenas a pessoa dona daquele CPF possa acessar esses dados mais sensíveis, realizar transações, etc. Essa tecnologia utiliza características únicas da voz para autenticar a identidade de cada usuário e é uma camada adicional de segurança, muito mais difícil de replicar ou hackear. Além disso, é possível cruzar dados de voz, CPF e telefone para mapear comportamentos suspeitos, utilizando Inteligência Artificial na geração de dados e insights que apoiam a prevenção das fraudes, como funciona o FraudShield - plataforma de prevenção a fraudes da Minds Digital.

 

“Sabemos que a exposição de dados pessoais em massa pode causar diversos impactos na percepção do negócio e na confiança dos clientes, além de contribuir para o fortalecimento da engenharia social - que usa os dados já compartilhados para conseguir informações ainda mais sensíveis e que permitem mais acesso aos golpistas. Para mudarmos o cenário que vem se desenhando com este aumento de fraudes é importante que as empresas invistam em estratégias de proteção de dados em diferentes camadas, fazendo o uso de ferramentas mais completas e robustas baseadas em  biometria, que é uma forma mais segura de validação, é possível  prever intenções maliciosas de acesso a dados no atendimento ao cliente e barrar a jornada da fraude”, finaliza Peixoto. 


 

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RAFAELA CRISTINA PALLOS
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