Segundo uma pesquisa da Kantar, o creme de leite está presente em mais de 89% dos lares brasileiros. Tendo se destacado na época colonial, marcando presença em doces, molhos e receitas típicas, o ingrediente rapidamente se tornou um dos mais amados no país por conta de sua versatilidade e desde que surgiu não parou de ser desenvolvido pelas empresas. Hoje, o mercado oferece diversas opções do produto, sendo a versão 100% vegetal uma das principais.
De acordo com Cynthia Pereira, diretora de R&D da NotCo Brasil, referência em inovação de alimentos, há vários motivos para o crescimento dessas alternativas à base de plantas. “Além de ser um grande aliado dos veganos e intolerantes à lactose, o formato é o ideal para quem busca uma alimentação mais leve e com menor teor de gordura saturada”, diz.
Para explicar melhor as características dos alternativos de cremes de leite, a especialista listou os três principais benefícios ao consumir o produto. Confira:
Os alternativos de cremes de leite são ótimas opções não só para veganos, mas para pessoas intolerantes à lactose, com alergia à proteína do leite de vaca ou que, por alguma razão ou desconforto, resolveram tirar os lácteos da sua dieta. Cynthia reforça que se trata de um ingrediente muito democrático, que pode ser usado exatamente da mesma forma que a sua versão tradicional.
“Vamos pegar como exemplo uma mãe que possui um filho intolerante à lactose, mas o restante da família não é”, pontua a especialista. “Antes, pela falta de disponibilidade de bons produtos no mercado, ela poderia optar por fazer dois tipos de pratos: um para o filho intolerante (sem o creme) e outro para os demais parentes. Agora, isso não é mais necessário”, completa.
A diretora ainda cita o próprio NotCreme de Leite, da NotCo, como uma das alternativas que possuem essas características, já que é feito à base de proteína de grão-de-bico, sendo nutritivo e sem o sabor residual comum em outros representantes da categoria, como os de aveia. “É uma versão especialmente vantajosa para pessoas com intolerâncias alimentares ou que seguem dietas específicas, como veganos e flexitarianos, oferecendo benefícios nutricionais, mas que não comprometem o sabor característico das receitas”, complementa.
Outro fator importante dos alternativos de cremes de leite é a potencialização da versatilidade habitual do ingrediente. Geralmente, as versões plant-based podem ser usadas em uma ampla variedade de receitas, tanto doces quanto salgadas.
Cynthia também usa o NotCreme de Leite como um exemplo para esse aspecto, ressaltando que o produto foi desenvolvido para replicar o desempenho das opções de origem animal. “Ele mantém sua consistência quando aquecido ou combinado com ingredientes ácidos, como o limão, garantindo resultados consistentes em diversos pratos, como estrogonofes e ganaches”, explica.
Um ponto crucial relacionado ao alternativo de creme de leite é o foco em utilizar várias fontes de origem vegetal, saindo das matérias-primas mais comuns. Essa, inclusive, é uma vantagem que pode promover uma maior diversificação de culturas e plantios.
Muitas empresas vêm utilizando a tecnologia para auxiliar na escolha dos melhores ingredientes vegetais e criar produtos que se diferenciam daqueles lançados pela indústria tradicional. O Giuseppe, inteligência artificial proprietária da NotCo, é um exemplo disso, visto que seleciona insumos que podem aprimorar novos lançamentos.
“Um enorme destaque entre as sugestões do Giuseppe para a produção do NotCreme de Leite foi a fibra cítrica, uma vez que ajuda a trazer mais consistência para o alternativo de creme de leite”, afirma a executiva. “E, para completar, é um ingrediente que contribui para minimizar o impacto ambiental por ser um subproduto extraído das cascas de frutas cítricas”, finaliza.
Sobre a NotCo
Empresa de tecnologia de alimentos plant-based com crescimento mais rápido na América Latina, a NotCo, unicórnio global, tem como propósito liderar a revolução alimentícia no mundo. A foodtech utiliza tecnologia proprietária de inteligência artificial, para mapear a estrutura molecular de alimentos com proteína animal e construir receitas originais 100% à base de plantas, que garantam a mesma experiência em sabor e textura dos pratos prediletos dos brasileiros, promovendo o consumo que minimiza o impacto ambiental sendo responsável com o ecossistema.
A NotCo é criadora dos produtos referência no mercado à base de plantas, como NotMilkTM, NotShake ProteinTM, NotCreme de LeiteTM e NotMayoTM. No Brasil possui mais de 2 mil pontos de venda. A marca atua em mais de 10 países: Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Paraguai, Equador, Colômbia, Austrália e Bolívia.
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LUIZA KREUTZ DAMMANN
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