23/09/2024 às 11h11min - Atualizada em 25/09/2024 às 08h09min

Inteligência Artificial x Inteligência Emocional: como aliar no ambiente de trabalho?

Parecem antagônicas, mas não são. Para o Diretor da Febracis DF, Giovanni Santos, o uso de IA tem ajudado líderes a serem mais assertivos no trabalho, com a otimização de tempo e processos.

CONVERSA COMUNICAçãO
Febracis DF
Reprodução

Segundo estudo da Deloitte, divulgado em junho deste ano, 58% das empresas no país já usam inteligência artificial no dia a dia e, entre as companhias que utilizam, 79% querem implementar a tecnologia em outros setores do negócio. Em cargos de liderança, a IA pode ajudar a tomar decisões mais assertivas e estratégicas, gerando insights. Além disso, o recurso pode otimizar e automatizar processos, melhorar o desempenho dos times e a entrega dos seus produtos.

Para Giovanni Santos, Diretor da Febracis DF, a maior escola de líderes do Brasil, essa implementação exige dos líderes preparo e adaptação constante, especialmente para equilibrar a humanização das relações com a eficiência tecnológica: “É necessário salientar que as tecnologias estão disponíveis para todos, inclusive para concorrência. Dessa forma, ter criatividade e um olhar estratégico para encontrar um oceano azul em meio as mudanças nunca foi tão importante”, explica Giovanni.

De acordo com Santos, a preparação começa com o próprio desenvolvimento do líder. É essencial buscar capacitação contínua em tecnologias emergentes e, mais importante, fortalecer habilidades de inteligência emocional e liderança que promovam a confiança e a colaboração: “mostrar como a IA potencializa o trabalho humano, sem substituir o colaborador, é crucial para ganhar a confiança do time”, completa.

Como entra a Inteligência Emocional?

Existem desafios na integração de IA por lideranças, como a resistência à mudança e a necessidade de requalificação dos colaboradores. Há uma preocupação sobre como a IA pode ser vista como uma ameaça, o que exige dos líderes uma comunicação clara e uma gestão cuidadosa da transição, para garantir que a inovação tecnológica seja percebida como uma aliada, e não como uma substituta.

Para o Diretor da Febracis, a Inteligência Emocional é um diferencial crítico, pois permite que os líderes compreendam e gerenciem as emoções de seus times durante períodos de transição. Ao introduzir a IA, um líder emocionalmente inteligente pode reconhecer medos e inseguranças dos colaboradores, respondendo com empatia e suporte adequado. Isso não só facilita a adoção da tecnologia, como também fortalece a cultura organizacional, promovendo um ambiente de confiança e colaboração.

A Inteligência Artificial pode ser uma aliada poderosa em áreas como análise de dados, automação de processos repetitivos, e personalização de experiências para clientes e colaboradores. O recurso permite que líderes tomem decisões mais rápidas e embasadas, liberando tempo para focar em aspectos estratégicos e no desenvolvimento das pessoas. 

“A IA também pode melhorar a previsibilidade dos resultados, ajudando os líderes a antecipar desafios e identificar oportunidades com maior precisão. Em resumo, a IA funciona como um complemento às habilidades humanas, permitindo que os líderes foquem em estratégias de alto impacto e no crescimento sustentável de suas equipes e negócios”, conta Giovanni.

A Febracis DF oferece uma variedade de programas voltados para o desenvolvimento de líderes que buscam se destacar na era digital. Os cursos incluem módulos específicos para aproveitar oportunidades de tecnologias emergentes, como a IA, dentro das estratégias empresariais. Além disso, o instituto também tem treinamentos focados em Inteligência Emocional e Business Coaching, que são fundamentais para líderes que desejam integrar a IA de maneira eficaz – afinal, saber fazer as perguntas certas é fundamental para o uso correto dessas ferramentas

Sobre o Febracis:

A Febracis é a maior escola de negócios da América Latina. Só em Brasília, a instituição já teve mais de 113 mil alunos desde 2014. Nascida há 26 anos, a escola já impactou mais de 70 milhões de pessoas ao longo de sua trajetória, reforçando a continuidade do compromisso em atender seus clientes com respeito e responsabilidade. A atuação da Febracis é destaque no mercado por transformar vidas por meio do Coaching Integral Sistêmico (CIS), um processo que se adequa à sua realidade, gerando as melhores possibilidades e estratégias para conquistar um estilo de vida abundante. São 16 mil alunos treinados todos os meses por uma equipe que conta com mais de 100 professores especialistas em business, coaching e alta performance


 

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CARLOS ANTÔNIO DE SOUZA SAMOR NETO
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