23/09/2024 às 19h05min - Atualizada em 25/09/2024 às 08h04min

Jovens da Fundação CASA encantam durante Festival de Música no Sesc Araraquara

Na edição 2024 do MusiCASA, 49 jovens da região de Ribeirão Preto e Araraquara apresentaram sucessos da música popular brasileira e canções autorais na última sexta-feira (20)

CAMILA SOUZA
Fundação CASA/Divulgação
O nervosismo inicial cedeu lugar às melodias e ritmos de canções brasileiras e autorais durante das apresentações musicais de 49 jovens da Fundação CASA, atendidos na região de Ribeirão Preto e Araraquara, na última sexta-feira (20/09), durante a quarta exibição do MusiCASA, o festival de música da instituição destinado a promover publicamente a veia musical desses adolescentes.

No palco do Sesc Araraquara, os adolescentes trouxeram músicas inspiradas no tema da edição de 2024, “O Mundo ao Avesso”, como “Caçador de Mim”, de Milton Nascimento; “Só quero um xodó”, de Dominguinhos; e canções autorais, como “Tá tudo errado”, do CASA Sertãozinho, e “Vida”, do CASA Ribeirão Preto. O tema deste ano convida à reflexão sobre os desafios e contradições do mundo atual.

Ao todo, cinco grupos se apresentaram e viveram a experiência inédita de tocar instrumentos de corda e percussão e cantar num palco profissional como o Sesc Araraquara. O MusiCASA oferece a chance de expressar emoções e reflexões por meio da música, deixando fluir talento e criatividade.

Antes de os jovens subirem ao palco e para aliviar o nervosismo, eles participaram de um exercício musical conjunto chamado “Catira do Passarinho”, criado por Celso Pan e Jacqueline Baumgratz, em que recitavam o trecho de um poema e batiam palmas e pés ritmados, sob orientação de educadores do Projeto Guri.

“Foi um orgulho ver os adolescentes tocando no palco com os educadores do Projeto Guri, que acreditaram neles e investiram no seu aprendizado, num trabalho educativo de encontro de gerações, em que uma delas acumulou o conhecimento e a outra precisa da relação aluno-professor para acessá-lo”, afirmou o gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA, Wellington Araújo.

Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, “a música é um componente da arte e da cultura que integra o processo socioeducativo na Fundação CASA, impactando também no retorno ao convívio em comunidade”.

Os adolescentes que participaram do MusiCASA aprenderam a tocar violão e instrumentos de percussão e tiveram aulas de canto e coral durante oficinas do Projeto Guri nos centros de atendimento da Fundação CASA nas cidades de Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos e Sertãozinho.

O Projeto Guri é um programa de educação musical do Governo do Estado de São Paulo, realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerido pela Santa Marcelina Cultura.

A próxima exibição pública será no Sesc Rio Preto, em São José do Rio Preto, na terça-feira (24/09).

Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA APARECIDA DE SOUZA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.