12/07/2022 às 13h57min - Atualizada em 12/07/2022 às 22h41min

Inflação no comércio eletrônico deve crescer 0,27% em junho em comparação a maio, enquanto o acumulado do semetre manteve estabilidade

E-Flation, Índice de Inflação na Internet, mostra alta de preços em 21 categorias analisadas, lideradas por notebooks, panelas elétricas, bicicletas e lavadora de roupas

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Soares Gomes
O Índice de Inflação na Internet (E-Flation), que mede a variação de preços dos produtos comprados virtualmente, deve crescer 0,27% em junho, de acordo com pesquisa realizada pelo IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo. No acumulado dos últimos seis meses, o índice deve manter estabilidade. O indicador ajuda na identificação do poder de compra do consumidor no ambiente digital, além de indicar tendências e cenários de mercado.
 
“Apesar das alterações bastante significativas mês a mês nos últimos seis exercícios, os preços na internet ficaram praticamente estáveis no acumulado do semestre, ou seja, uma variação positiva de apenas 0,8%. No mesmo período, apenas como referência, pois se trata de uma outra cesta de bens, o IPCA cresceu 5,5%”, analisa Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.
 
Enquanto nos meses de janeiro e fevereiro, o E-Flation cresceu acima do IPCA, alcançando alta de 1,72% e 2,71% ante 0,54% e 1,1%, respectivamente, nos meses de março, abril e maio registrou queda de 0,57%, 1,3% e 1,92% contra alta do IPCA de 1,62%, 1,6% e 0,47% nos mesmos períodos.
 
Em junho, as maiores altas foram nos preços de notebooks, com aumento de 6,54%; panelas elétricas, com 2,92%; bicicletas, com 2,76%; e lavadora de roupas, com 2,61%. Os itens que apresentaram menor variação de preço foram TVs, com queda de 3,58%; geladeiras, com baixa de 3,17%; fones de ouvidos, com 2,75%; e micro-ondas, com 1,63%. A única categoria a se manter estável no mês foi a de calçados. O IBEVAR coletou informações de preços dos produtos mais vendidos no ambiente digital em 35 categorias.
 
O E-Flation de junho mostrou uma mudança de cenário em comparação ao mês anterior, quando o índice registrou queda de 1,92%.
 
Confira a variação em todas as categorias analisadas:
 
·Notebooks: 6,54%
·Panela elétrica: 2,92%
·Bicicletas: 2,76%
·Lavadora de roupas: 2,61%
·Tabletes: 2,59%
·Guarda-roupas: 2,41%
·Ar condicionado: 2,12%
· Drones: 1,81%
·Cafeteira elétrica: 1,54%
·Bicicleta ergométrica: 1,47
·Camisetas: 1,28%
·Tênis: 1,17%
·Chuteiras: 1,11%
·Camisa de time: 1,7%
·Sofás: 1,1%
·Ventiladores: 0,72%
·Consoles de vídeo games: 0,64%
·Fogões: 0,63%
·Impressoras: 0,60%
·Jogos PS4: 0,21%
·Impressoras: 0,06%
·Celulares: 0,02%
·Calçados: 0,0%
·Computador: -0,089%
·Jogos X-box One: -0,13%
·Cama: -0,30%
·Jogos Nintendo: -0,43%
·Jogos X-box 360: -0,58%
·Aspirador de pó: -0,83%
·Home Theater: -0,86%
·Botas: -1,53%
·Esteira Ergométrica: -1,54%
·Micro-ondas: -1,63%
·Fone de ouvido: -2,75%
·Geladeira: -3,17%
·Tvs: -3,58
 
Para a realização do E-Flation é utilizado um conjunto relevante de produtos comercializados recorrentemente na internet. Os dados são capturados na rede e analisados com base em algoritmos especialmente construídos para essa finalidade e disponíveis na V+, plataforma de dados quantitativos do Varejo.
 
Sobre o IBEVAR
O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Sem fins lucrativos, a organização reúne comitês de Tecnologia e Inovação, Varejo Digital, Gestão de Pessoas e Lideranças Criativas, PRACS e Pricing com executivos de alto nível que debatem temas relevantes para as melhores decisões do mercado. O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp