Propaganda médica é vista de forma positiva por médicos, diz estudo da RX PRO
Prescritores reconhecem a importância de receber informações sobre novos medicamentos e inovações dos laboratórios
Nova Lima, setembro de 2024 – A RX PRO, healthtech que conecta laboratórios farmacêuticos e profissionais da saúde e integra a Afya, maior hub de educação e soluções para prática médica do Brasil, apresenta os resultados do estudo “Como prescritores percebem a propaganda médica”. A pesquisa foi realizada em junho de 2024, e obteve cerca de 1.300 médicos respondentes em todo o Brasil, usuários e não usuários da plataforma para entender o comportamento e a relevância da prática da propaganda médica. Os resultados encontrados confirmam a boa aceitação e os benefícios que a disseminação de conhecimento sobre novos medicamentos traz para prática médica.
De acordo com o estudo, para 95% dos médicos usuários da plataforma RX PRO, a facilidade de acesso às amostras de medicamentos e o acesso a novas marcas são pontos considerados “importante” ou “muito importante” para a manutenção de um bom relacionamento com a indústria farmacêutica. Já a possibilidade de receber amostras de laboratórios que não costumam visitar os prescritores foi avaliada de forma positiva por 94%. Outros 84% afirmam que esperam ser impactados com amostras e dados científicos sobre os medicamentos ou informações complementares.
Para o grupo de médicos que se relacionam com a plataforma, mas que não receberam nenhuma amostra nos últimos 12 meses, os números indicam um grande apetite por mais conhecimento e recebimento de amostras. Mais da metade dos respondentes, cerca de 66%, afirmam ser pouco provável ou improvável prescrever um medicamento ou iniciar um tratamento com paciente sem terem recebido amostra e informações relevantes sobre o produto. E 99% dos médicos deste grupo consideram importante manterem-se atualizados sobre produtos de laboratórios.
O estudo ainda investigou o comportamento de médicos que nunca se relacionaram com a plataforma RX PRO. Neste grupo, 89% dos respondentes consideram importante a propaganda de medicamentos para a prática médica. Mais de 90% afirmam que buscam conhecimento via artigos e 89% participam de congressos para atualização e reciclagem. 93% afirmam que o recebimento de amostras junto às informações técnicas do medicamento garante a prescrição e o início de tratamento de pacientes com maior regularidade.
“A pesquisa nos oferece um panorama positivo sobre a relação de médicos com a busca de conhecimento e inovação de medicamentos para um melhor nível de tratamento dos pacientes. O estudo reafirma as oportunidades da indústria farmacêutica junto a esse público, sempre visando o compartilhamento do conhecimento e o estabelecimento de uma relação de confiança prezando pela regularidade de contato, o que impacta de forma positiva em toda a comunidade médica”, Gabriel Aoki, fundador da RX PRO.
A pesquisa foi realizada com 1328 médicos, divididos em três categorias: médicos usuários da plataforma RX PRO, profissionais que não receberam nenhuma amostra nos últimos 12 meses e especialistas que nunca se relacionaram com a RX PRO. A íntegra do estudo pode ser acessada neste link.
Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.583 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2023) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Informações para imprensa:
[email protected]
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SOPHIA MUNIZ SALUSTIANO
[email protected]