17/09/2024 às 17h16min - Atualizada em 18/09/2024 às 08h00min

Consultoria para acessibilidade em eventos tem crescido a favor da inclusão

O serviço teve um aumento de 150% na demanda da Talento Incluir. Do cardápio ao site do evento, tudo deve estar acessível a todas as pessoas com deficiência, idosos e mobilidade reduzida

ANDREA CIPRIANO
Katya Hemelrijk e Carolina Ignarra do Grupo Talento - Evento CBTD 2023 - Foto: UinStock
São Paulo, 17 de setembro de 2024 - Um aumento de 150% na crescente demanda para tornar eventos corporativos cada vez mais acessíveis às pessoas com deficiência nos últimos dois anos, fez a Talento Incluir – primeira empresa do Grupo Talento, que já inseriu no mercado de trabalho mais de 9 mil pessoas com deficiência, com atuação pioneira em Consultoria, Letramento, Empregabilidade e Capacitação das pessoas com deficiência - expandir sua atuação para atender esse mercado. De acordo com as especialistas da Talento Incluir, isso reflete um compromisso crescente das empresas e organizadores de eventos com a diversidade e a inclusão.
 
“Essas empresas já entenderam que promover a inclusão e igualdade de oportunidades para todas as pessoas reforça o compromisso com a diversidade e a inclusão, e que acessibilidade é direito, não privilégio! A acessibilidade não beneficia apenas pessoas com deficiência, mas outros grupos que podem ter necessidades específicas. Criar um ambiente acolhedor garante acesso também aos pais com carrinhos de bebê, idosos e pessoas com mobilidade reduzida” – afirma a consultora e especialista em Acessibilidade da Talento Incluir, Ciça Cordeiro.
 
Os primeiros trabalhos da Talento Incluir com esse foco foram para um dos maiores eventos de Recursos Humanos do país, o CBTD 2022 (Feira e Congresso) e a Virada ODS SP 2022, que contaram com a consultoria da Talento Incluir para garantir acessibilidade necessária ao público. A Talento Incluir já atendeu também empresas como Netflix, XP Investimentos e C6 Bank.
 
"Trabalhar com parcerias especializadas nos permite garantir que as necessidades de todas as pessoas participantes dos eventos sejam atendidas de forma eficaz. Quando as marcas se dedicam a criar eventos inclusivos, elas não apenas fortalecem sua reputação como empregadoras, mas constroem uma imagem positiva perante consumidores que valorizam a diversidade e a inclusão em suas escolhas de consumo. A presença inclusiva em eventos é um diferencial estratégico que pode impactar positivamente, tanto a percepção da marca quanto seus resultados", destaca a CEO Katya Hemelrijk.
 
Para tornar um evento acessível, a Talento Incluir lembra que a acessibilidade deve ser pensada no planejamento do evento e não depois que já está tudo pronto. O investimento é primordial. Rampas e palcos precisam estar acessíveis, sinalização em Braille, intérpretes de Libras, audiodescrição, salas de descompressão e, principalmente, profissionais preparados para o atendimento e acolhimento ao público. A empresa conta com parceiros experientes para cumprir as dimensões da acessibilidade:
  • Arquitetônica ou física (local do evento),
  • Acessibilidade digital (site, Hotsite, aplicativos e QR Code),
  • Acessibilidade Comunicacional (intérpretes de Libras, legendas, audiodescrição)
  • Acessibilidade Atitudinal (capacitação ao time de produção e das pessoas que vão atuar no atendimento)
"O erro mais comum que as empresas podem cometer é desconsiderar a acessibilidade ou tratá-la de maneira superficial. Quando a inclusão não é devidamente considerada, isso pode resultar em eventos que excluem uma parte significativa do público, comprometendo a experiência e a reputação da marca. Garantir a acessibilidade é essencial para criar eventos que acolham a todas as pessoas e demonstram o compromisso da empresa com a diversidade e a inclusão", conclui Katya Hemelrijk.

 
Sobre a Talento Incluir
A Talento Incluir – primeira empresa do Grupo Talento, já inseriu no mercado de trabalho mais de 9 mil pessoas com deficiência, com atuação pioneira em Consultoria, Letramento, Empregabilidade e Capacitação das pessoas com deficiência. É a única empresa do mercado a ter acessibilidade da logomarca à estratégia. Fundada em 2008 por Carolina Ignarra e Juliana Ramalho, busca apoiar o desenvolvimento de carreira destes profissionais para que a inclusão aconteça de maneira produtiva, gerando impactos positivos na vida destas pessoas e na sociedade. Em toda a sua trajetória, aplicou Programas de Inclusão 360º para formar e fortalecer a cultura de inclusão em mais de 400 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Mercado Livre, Syngenta, Gol, Carrefour, Grupo Boticário, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels, Avanade, WhirlPool (Consul e Brastemp) entre outras. Para mais informações, acesse: Talento Incluir (site)
 
GrupoTalento | Informações para Imprensa:
Pitchcom Comunicação
Isadora Leone | (11) 98445-3985 - [email protected]
Andrea Cipriano | (11) 99151-2328 - [email protected]
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDREA FERREIRA CIPRIANO BORREGO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.