17/09/2024 às 15h27min - Atualizada em 18/09/2024 às 08h00min

Mês do Cliente: Quais são os impactos sociais e econômicos da IA na análise de crédito?

VCRP
Banco de Imagens - Pexels - Foto de Lukas
 

Em um cenário de inadimplência crescente, a aplicação de inteligência artificial (IA) na análise de crédito se apresenta como uma ferramenta poderosa para aumentar a precisão nas decisões e, ao mesmo tempo, promover a inclusão financeira. O Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas do Serasa registrado em julho deste ano, traz à tona a importância de soluções tecnológicas na análise de crédito. O relatório indica que 72,66 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência, um crescimento de 136 mil novos negativados no último mês, o que equivale a um aumento de 0,22% em relação ao período anterior. A maior parte dessa população é composta por indivíduos com idades entre 41 e 60 anos (35,1%), seguidos pelas faixas etárias de 26 a 40 anos (34,1%), acima de 60 anos (18,9%) e entre 18 e 25 anos (11,9%).

A faixa etária está inserida em um grupo que consome e a tecnologia permite que instituições financeiras integrem múltiplas fontes de dados, oferecendo uma visão completa e detalhada dos solicitantes de crédito. Isso não apenas agiliza e aprimora o processo decisório, mas também contribui para a redução do risco de inadimplência, ao mesmo tempo em que amplia o acesso ao crédito para uma parcela maior da população.

“O impacto positivo da IA na análise de crédito se reflete também na economia. Ao permitir que mais pessoas tenham acesso ao crédito, a tecnologia fomenta o crescimento econômico ao impulsionar o consumo e estimular novos negócios. Além disso, a personalização das ofertas de crédito com base em análises detalhadas dos perfis dos consumidores aumenta a eficácia das operações financeiras, resultando em maior segurança e rentabilidade para as instituições”, revela Adriano Romero, diretor da unidade de Digital na Evertec + Sinqia.

Além disso, o monitoramento contínuo das operações, possibilitado por ferramentas de data intelligence, garante que as instituições financeiras possam acompanhar a evolução das análises e concessões, criando alertas e relatórios que retroalimentam o sistema com insights valiosos. Essa abordagem end-to-end promove maior governança e precisão nas auditorias, assegurando a saúde da carteira de crédito.

“Diante dos desafios atuais, a adoção de soluções baseadas em inteligência artificial na análise de crédito é uma estratégia crucial para promover a inclusão financeira e, consequentemente, impulsionar o crescimento econômico”, finaliza Romero. 


Sobre a Sinqia: 

A Sinqia é a fornecedora líder de tecnologia para instituições financeiras. A empresa oferece um portfólio completo de software e atende mais de 1000 clientes em sete  unidades de negócios. Executa uma estratégia de consolidação que resultou em uma posição de liderança após 24 aquisições, sendo eleita cinco vezes como uma das 100 maiores Fintechs do Mundo. Com sede em São Paulo, a Sinqia atende as principais instituições financeiras, como bancos, fintechs, gestoras de fundos, entidades de previdência e administradoras de consórcios. Em novembro de 2023 foi adquirida pela Evertec - empresa líder em processamento de transações de ponta a ponta em Porto Rico, no Caribe e na América Latina. O cross selling acrescentou ao portfólio da Sinqia produtos de soluções de pagamento, uma combinação de negócios que transformou a companhia na principal da América Latina e Caribe em tecnologia financeira. Para mais informações, acesse www.sinqia.com.br

Sobre a Evertec: 

EVERTEC, Inc. (NYSE: EVTC) é a empresa líder em processamento de transações de ponta a ponta no Caribe e na América Latina, fornecendo uma ampla gama de serviços de adquirência, processamento, serviços de pagamento e gestão de processos comerciais. A Evertec processa mais de seis bilhões de transações anualmente e gerencia um sistema de redes de pagamento eletrônico em Porto Rico e na América Latina, oferecendo uma ampla variedade de serviços para serviços bancários, processamento de numerário e logística. Adicionalmente, a empresa oferece terceirização de tecnologia e monitoramento de fraudes em transações de pagamento para todas as regiões em que atua. Com sede em Porto Rico, a empresa opera em 26 países da América Latina e atende a uma base diversificada de clientes, incluindo instituições financeiras líderes, comerciantes, corporações e agências governamentais, fornecendo soluções de tecnologia "de missão crítica". Para obter mais informações, visite www.evertecinc.com


 

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CAROLINA CHRISTINE PUGLIERI IKE
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