16/09/2024 às 18h22min - Atualizada em 17/09/2024 às 08h05min

Os impactos do Sourcing estratégico para o segmento de papelaria

*Por Rafael Assmann Rodrigues, gerente de sourcing no Grupo Leonora

NB PRESS
Grupo Leonora

O sourcing estratégico é um elemento essencial para o sucesso das empresas de papelaria. A prática de buscar, selecionar e homologar fornecedores adequados impacta diretamente a qualidade e o preço dos produtos, além de contribuir para uma cadeia de fornecimento sustentável. De acordo com a Fortune Business Insights, o mercado global de produtos de papelaria foi avaliado em US$ 151,46 bilhões em 2023 e deve crescer a uma taxa de 5% ao ano até 2030. Ou seja, é um segmento com enorme potencial para as marcas que desejam se destacar e crescer de maneira mais eficiente. 

 

A prática de strategic sourcing surgiu na década de 1980, visando desafiar os profissionais de compras a adotarem uma visão mais estratégica. O resultado desse movimento foi uma transformação positiva na área, trazendo ferramentas e métodos que ainda são muito utilizados, visto que beneficiam todas as etapas da cadeia de produção. 

 

A seleção criteriosa de fornecedores garante melhores preços, negociações eficazes e custos otimizados, resultando em produtos mais acessíveis e de alta qualidade, atendendo às expectativas dos clientes. Prazos confiáveis, acordados com os fornecedores, também ajudam a cumprir metas de produção e evitar atrasos, melhorando a experiência do consumidor.  

Além disso, um processo de pesquisa eficiente também é essencial. Isso envolve análise de mercado e avaliação de fornecedores potenciais, gerando benefícios para empresas e clientes. A pesquisa também abre portas para novos fornecedores e tecnologias inovadoras, aumentando a competitividade. 

Entender as necessidades do público-alvo permite desenvolver produtos que atendam de maneira mais específica e eficiente as suas demandas. Consumidores se beneficiam de produtos de alta qualidade a preços competitivos, vivenciando uma experiência de compra positiva. 

Dessa forma, no segmento de papelaria, o sourcing estratégico não só aumenta os padrões de qualidade e eficiência, mas também promove uma cadeia de fornecimento estruturada e sustentável, capaz de responder rapidamente às mudanças do mercado e às expectativas dos consumidores.  

 

*Rafael Assmann Rodrigues é gerente de sourcing no Grupo Leonora, uma das maiores distribuidoras de produtos de papelaria do Brasil. E-mail: [email protected]   

Sobre o Grupo Leonora

O Grupo Leonora é uma das maiores distribuidoras de produtos de papelaria do Brasil, em constante movimento rumo à expansão. Fundada em 1984, a empresa gerencia as marcas de consumo Leo&Leo, Jocar Office, LeoArte e Letron, que oferecem produtos escolares, artísticos, papelaria fina e de escritório, eletrônicos, além de brinquedos educativos; e administra a Leonora Ventures, que fomenta ideias inovadoras de educação e startups. Para mais informações, acesse: https://www.grupoleonora.com.br/

 

Informações à imprensa

NB Press Comunicação  

Tel.: 55 11 99419-5757 

E-mail: [email protected]  


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.