O Instituto Alimentando o Bem é reconhecido por seus diversos projetos de inclusão produtiva e de habitação social para os moradores do Perequê, comunidade localizada no Guarujá. Com ações que englobam capacitação profissional, atendimento psicossocial e soluções habitacionais, o Instituto tem a mulher como pilar central da transformação social.
Para atender de forma abrangente às necessidades da comunidade e oferecer suporte às mães locais, a ONG desenvolveu o Projeto Infância Caiçara. Este projeto dedica atenção especial às crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, promovendo seu desenvolvimento integral por meio de atividades enriquecedoras. Dessa forma, as mães podem trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro e estimulante.
O Infância Caiçara promove atividades em dois períodos (matutino e vespertino), proporcionando um ambiente seguro e estimulante onde os jovens podem explorar novas sociabilidades. “As atividades são desenhadas para desenvolver habilidades sociais e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. As oficinas incluem vôlei, capoeira e uma variedade de atividades multidisciplinares, combinando elementos artísticos, culturais, esportivos e de lazer”, conta Emar, fundadora do Instituto.
Atualmente, o projeto atende 35 crianças, mas a meta para 2024 é expandir esse número para 60. “Com foco no desenvolvimento integral, o Infância Caiçara oferece mais do que apenas entretenimento; proporciona experiências que contribuem para a formação de indivíduos mais conscientes, habilidosos e integrados socialmente”, complementa Emar.
O projeto atende em três dias da semana, garantindo que essas crianças e adolescentes não enfrentam mais a vulnerabilidade social ou a insegurança alimentar.
Para mais informações sobre o Instituto Alimentando o Bem e como contribuir para o Projeto Infância Caiçara, entre outros, visite o site.
Sobre Alimentando o Bem
Fundado em 2020 por Emar Batalha, o Instituto Alimentando o Bem é uma ONG dedicada à inclusão produtiva e habitação social para moradores das palafitas no Guarujá. Inicialmente focado em fornecer alimentação e itens de higiene para a comunidade do Perequê após fortes chuvas, o Instituto agora desenvolve projetos de capacitação profissional, atendimento psicossocial e soluções habitacionais, com especial atenção para as mulheres. Entre seus principais projetos estão a provisão de moradias emergenciais através do Projeto Morada Digna, a promoção de oficinas de capacitação profissional através dos Núcleos Incubados (Casa das Velas, Casa da Cerâmica, Casa das Bonecas e Casa dos Chocolates), e o Projeto Infância Caiçara, que atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, oferecendo atividades multidisciplinares, esportivas e culturais, proporcionando um ambiente seguro para o desenvolvimento integral dos jovens e permitindo que suas mães trabalhem com tranquilidade. Além disso, o Instituto realiza atividades semanais para elevar a autoestima e promover a autonomia das mulheres, contribuindo para o fortalecimento da comunidade.
Informações à imprensa:
MktMix Assessoria de Comunicação
Tânia Otranto / Balia Lebeis / Roberto Ethel
(11) 3060-3640
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Leonardo Aparecido de Souza
[email protected]