04/09/2024 às 09h29min - Atualizada em 05/09/2024 às 00h14min

Pluxee engaja colaboradores em ações voluntárias e impacta mais de 1.000 pessoas em um mês

DANIELA TEIXEIRA
Reprodução: Pluxee

São Paulo, setembro de 2024.  

No Dia Nacional do Voluntariado, 28 de agosto, a Pluxee, líder mundial em benefícios e engajamento de colaboradores, celebra com os números da ação interna chamada "Maratona do Voluntariado", realizada em junho de 2024. Em um mês dedicado ao engajamento dos colaboradores, 203 voluntários da Pluxee se uniram, somando 495 horas de dedicação, e beneficiaram diretamente mais de 1.000 pessoas em apenas 30 dias. 

“Nosso propósito é a base de todas as nossas ações, integrando a sustentabilidade em cada etapa do trabalho. Tomamos decisões conscientes, valorizando o envolvimento dos colaboradores e reforçando nosso compromisso com a responsabilidade social corporativa.  Nesse contexto, nossa Maratona do Voluntariado, alinhada à nossa visão, resultou na doação de mais de 950 itens, beneficiando 6 organizações. As iniciativas abrangeram desde ações humanitárias e conscientização ambiental até mentorias para jovens em situação de vulnerabilidade, reforçando nosso papel como agentes de transformação social”, comenta Juliana Nobre, gerente de sustentabilidade da Pluxee.  

Uma Maratona com foco em ações sociais e conscientização  

Entre as ações humanitárias realizadas, o programa 'G10 Day', em parceria com o G10 Favelas, mobilizou voluntários no plantio de hortaliças, na montagem e distribuição de 100 cestas básicas, e na pintura de 5 casas, beneficiando diretamente cerca de 600 pessoas. Já a parceria com a ONG SP Invisível incluiu uma ação na campanha Inverno Invisível, durante a qual os voluntários distribuíram mais de 250 kits contendo marmitas, itens de higiene pessoal e moletons para pessoas em situação de rua em São Paulo. Outra iniciativa foi a Oficina de Panificação, realizada em colaboração com a Casa 1. Além de promover o letramento sobre o movimento LGBTQIAPN+, essa oficina resultou na produção e doação de 600 pães para a comunidade e para pessoas em situação de vulnerabilidade. 

No campo da conscientização ambiental, o workshop 'Climate Fresk' foi dedicado a informar os participantes sobre o impacto de suas ações no meio ambiente e a importância de adotar medidas para combater as mudanças climáticas. O webinar 'Voluntariado em Emergência', promovido pela Parceiros Voluntários, também ofereceu orientações sobre como atuar em crises, com foco nas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. 

A agenda da campanha também integrou um treinamento de mentoria para projeto "Empreenda Jovem", voltado para capacitar mais de 1.500 jovens em situação de vulnerabilidade, com foco na geração de renda e fortalecimento das comunidades. Até julho de 2024, o projeto registrou mais de 2.000 inscrições e beneficiou 950 jovens, dos quais 366 foram certificados. Além disso, foram realizadas seis mentorias coletivas com especialistas da Pluxee, impactando 54 jovens, e 15 mentorias individuais para jovens de destaque, conduzidas por voluntários da empresa. 

Voluntariado focado no empreendedorismo feminino  

A Pluxee dedica-se a integrar o voluntariado em todas as suas iniciativas, buscando ampliar continuamente o impacto positivo que pode gerar. Entre as diversas ações, destaca-se o programa "Missão Empreendedora", desenvolvido em parceria com a ONG Aliança Empreendedora, que visa capacitar mulheres empreendedoras no setor de alimentação, reconhecendo que, muitas vezes, elas são as principais provedoras de suas famílias. Em 2024, o programa recebeu 3.000 inscrições, com 900 mulheres já certificadas até julho. A meta é certificar 1.000 empreendedoras até 31 de agosto. Em setembro, a Pluxee selecionará 10 empreendedoras destaque, que receberão um capital semente de R$ 3.000, além de mentorias com especialistas voluntários. 

Outro projeto de relevância é o "Menu à Empreendedora", desenvolvido em parceria com o o Instituto Rede Mulher Empreendedora. Essa iniciativa oferece um curso de capacitação voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade que já atuam ou desejam atuar no setor de gastronomia. O curso foca em conhecimentos de gestão e no desenvolvimento de soft skills, essenciais para o sucesso no empreendedorismo. Em 2023, 23 mulheres participaram do programa, e três delas foram selecionadas para receber um capital semente de R$ 5 mil cada, além de mentorias individuais. Essas mentorias são direcionadas às necessidades específicas de seus negócios, ajudando-as a superar desafios e a identificar oportunidades. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIELA TEIXEIRA DOS SANTOS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.