O Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade sem fins lucrativos que há 45 anos capacita e insere adolescentes e jovens no mundo do trabalho, anuncia uma nova colaboração com a Amazon Web Services (AWS), empresa de computação em nuvem da Amazon, para a oferta de um treinamento profissional gratuito para o desenvolvimento de habilidades em computação em nuvem (cloud computing) no Brasil, por meio do programa AWS re/Start.
As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de setembro através deste formulário online. Podem se inscrever jovens de 18 a 23 anos que tenham concluído um programa de aprendizagem profissional pelo Espro entre janeiro de 2020 e junho de 2024, e que não tenham realizado o curso AWS re/Start anteriormente. Não é necessário experiência prévia em tecnologia, mas o participante deve ter acesso a computador Windows com internet e conhecimentos básicos em inglês e pacote Office. O programa começa no dia 24 de setembro e tem 12 semanas de duração, com treinamentos no período da noite (das 18h30 às 22h30) até o dia 18 de dezembro.
O programa de qualificação profissional visa ajudar desempregados, subempregados e pessoas em situação de vulnerabilidade a desenvolver competências em cloud computing e conectá-los a oportunidades em empresas de tecnologia. Ao final do curso, os graduados recebem a Certificação AWS, que valida habilidades em computação em nuvem, e o apoio do Espro para a identificação de oportunidades de trabalho na área.
De acordo com o Relatório Global de Habilidades Digitais da AWS, 85% dos profissionais da área de tecnologia relatam a necessidade de mais conhecimento técnico para realizarem suas atividades, como resultado de mudanças na dinâmica de trabalho depois da pandemia de COVID-19. Além disso, de acordo com a Draup, em 2021, havia 7,8 milhões de empregos em nuvem disponíveis em 45 países, mas apenas 2,8 milhões de profissionais qualificados na área, resultando em uma lacuna de 5 milhões de talentos.
“A nossa parceria com o programa AWS re/Start iniciou no ano passado e trouxe resultados muito positivos além de comprovar a importância de formar novas gerações de talentos em áreas tecnológicas emergentes”, avalia Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. “Neste universo tão promissor, estamos desenvolvendo habilidades e competências que abrirão novos horizontes profissionais para jovens que, muitas vezes, não têm acesso a essas oportunidades. E como atendemos a muitas empresas de grande porte, também clientes da AWS, realimentamos um ecossistema de oportunidades e aceleramos a oferta de novos empregos para estes jovens, buscando diminuir o tempo de inclusão no mercado de trabalho”.
O programa oferece treinamento para funções como especialista em suporte técnico, administrador de sistemas, líder de automação de nuvem e engenheiro de infraestrutura, promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas e profissionais, em programação, redes, segurança e bancos de dados relacionais. A iniciativa faz parte do compromisso da Amazon de ajudar 29 milhões de pessoas ao redor do mundo a desenvolver suas habilidades em tecnologia com treinamento gratuito em computação em nuvem até 2025.
“O AWS re/Start traz ‘novos’ talentos para a força de trabalho, estabelecendo um cenário de ganho mútuo para profissionais lançarem carreiras de sucesso na nuvem, organizações aumentarem sua vantagem competitiva com talentos em demanda e comunidades prosperarem e crescerem. Temos orgulho de trabalhar com o Espro para construir a força de trabalho diversificada e robusta da nuvem do futuro, permitindo que as organizações acelerem sua inovação com a AWS Cloud”, compartilha Tejas Vashi, líder global do AWS re/Start.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GUILHERME TEIJI KAMIO
[email protected]