É fato que o mundo corporativo está cada vez mais dinâmico e competitivo; com esse ritmo, é preciso manter-se atento e preparado para as curvas do mercado. A partir dessa perspectiva, os hobbies dos executivos revelam mais do que simples passatempos; eles são uma janela para a essência que molda suas abordagens e estratégias no ambiente de trabalho.
Os hábitos simples, desenvolvidos para o lazer, podem oferecer insights que trabalham a criatividade, a resiliência e a visão estratégica. Ao conectar essas atividades pessoais com o desempenho profissional, fica claro como os hobbies podem ter um impacto significativo no sucesso e na inovação dentro das empresas.
Networking e personalização da experiência
Para Paulo Manuel, CEO da TZ Viagens, a maior rede de franquias de agências de viagens multimarcas do Brasil, a paixão por viajar o rendeu mais que uma bagagem de 44 países visitados em 500 voos – também trouxe competências valiosas para serem aplicadas no setor do turismo, no qual trabalha há mais de uma década.
“As viagens não são apenas um hobby pessoal. São uma fonte constante de inspiração e conhecimento que aplico diretamente em nosso negócio. Cada destino visitado me proporciona uma visão única sobre diferentes culturas e expectativas dos viajantes, permitindo que ofereçamos recomendações mais precisas e experiências personalizadas.”
Segundo o CEO, as experiências também foram essenciais na construção de parcerias valiosas, além de terem contribuído para a inovação dos serviços oferecidos pela TZ Viagens.
Paulo Manuel, CEO da TZ Viagens. O empresário viaja há 40 anos. (Foto/Reprodução: arquivo pessoal)
Gerenciamento de tempo
Enquanto isso, na capital paulistana, Fabiana Ikawa é sócia do recém-inaugurado Matcha Minka, primeira casa especializada em matchá 100% japonês de São Paulo, localizada no bairro da Liberdade.
Apaixonada pela gastronomia, tem como hobby o ato de cozinhar para familiares e amigos, além de criar receitas. Para a empreendedora, a atividade desenvolve a criatividade e auxilia em habilidades como a gestão de tempo e cuidado aos detalhes.
“Na cozinha, exploro a minha criatividade e me dedico a criar algo especial. Além de ser uma forma divertida de experimentar novas receitas, cozinhar me ajuda a melhorar meu gerenciamento de tempo e a prestar atenção aos detalhes. Cada prato exige cuidado e planejamento, e isso reflete em outras áreas da minha vida.”
Fabiana Ikawa, sócia do Matchá Minka, preparando bebidas na casa. (Foto/Reprodução: divulgação)
Desenvolvimento da criatividade
Mariana Chen, empreendedora à frente da We Candle – loja de velas, home sprays e body splashes inspirados nos sabores asiáticos –, encontra inspiração nas práticas de tênis, criação de conteúdo e desenho.
Multifacetada, a jovem aproveita seus hobbies para aprimorar suas habilidades empresariais e enriquecer o cotidiano como líder. A paixão pelo esporte não se limita ao simples prazer de jogar; ela desenvolve o pensamento estratégico e fortalece a inteligência emocional, qualidades essenciais para gerenciar o negócio com eficácia e lidar com os desafios diários.
Quanto ao desenvolvimento de publicações para as redes sociais, a prática enriquece a marca ao mesmo passo em que fortalece habilidades como o gerenciamento de tempo e a comunicação.
“Criar conteúdo é uma extensão da minha criatividade e um desafio que me permite explorar novas formas de conectar a marca com o público. Cada publicação é uma oportunidade de contar uma história e transmitir a essência da We Candle de maneira autêntica”, afirma.
Já a criação artística por meio dos desenhos desempenha um papel crucial no desenvolvimento das fragrâncias. Cada detalhe desse processo não só reflete a dedicação de Mariana, mas também fortalece a identidade única da marca. Assim, seus hobbies se entrelaçam de maneira harmoniosa com o sucesso profissional, evidenciando como a criatividade e o comprometimento influenciam positivamente sua trajetória empreendedora.
Mariana Chen, empreendedora à frente da We Candle. (Foto/Reprodução: arquivo pessoal)
Mente focada para melhor performance no mundo corporativo
A prática de atividades físicas matinais é um diferencial significativo para muitos profissionais que buscam otimizar sua produtividade e bem-estar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), realizar exercícios por ao menos 02h30 contribui com resultados significativos para o cérebro.
Entre eles, estão:
Todos esses fatores contribuem para um indivíduo mais produtivo. Habituado com a rotina de exercícios, João Marcos Rios, fundador da VFP, rede de hospitais de alta complexidade para pets, reconhece a importância da prática para o fluxo do dia.
“Pratico academia todos os dias, às 06h da manhã. A disciplina me ajuda a seguir as regras para ter um dia produtivo. Nem sempre acordamos motivados para nos alimentar bem, trabalhar duro e cuidar da saúde, porém vejo que sempre que acordo cedo e faço a minha primeira tarefa, as demais começam a fluir melhor”, reflete.
Uma das percepções de João diz que a motivação não vem sozinha; é preciso de disciplina aliada a um propósito para manter-se motivado. “A academia traz foco e me ajuda a diminuir o nível de estresse durante o dia. Essas características são diferenciais dentro do mundo empresarial.”
João Marcos, fundador da VFP. (Foto/Reprodução: arquivo pessoal)
Coragem e perseverança
Os esportes radicais, por sua vez, são grandes incentivadores na perda do medo. Rafael Augusto, diretor de marketing da Patroni, uma das maiores redes de alimentação do país, encontra no surfe a adrenalina necessária para fortalecer a coragem que o empreendedorismo demanda.
No mar, aprendeu a tomar decisões rápidas e precisas, habilidades que ele aplica ao lidar os desafios do mercado. A necessidade de adaptar-se às condições imprevisíveis do surfe também fez com que cultivasse a capacidade de pensar fora da caixa e inovar, o que é fundamental as estratégias de marketing.
Além disso, a paciência necessária para identificar a onda perfeita traduz-se em uma abordagem metódica e detalhista no trabalho. Essa combinação de habilidades e mentalidade ajuda Rafael a liderar sua equipe com confiança e criatividade.
“Com o esporte, aprendi que o sucesso vem da combinação de paciência, estratégia e adaptação. No marketing, essas mesmas lições se aplicam: precisamos estar prontos para aproveitar as oportunidades no momento certo e ter a criatividade e a resiliência para superar os desafios. É essa abordagem que me ajuda a liderar e criar campanhas que realmente se destacam.”
Rafael Augusto praticando o esporte nas águas da Indonésia, Plengkung – Leste de Java. (Foto/Reprodução: arquivo pessoal)
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAIQUE EDUARDO COSTA
[email protected]