Há quanto tempo você está procurando um trabalho: dois meses? Seis? Quase um ano? Pode ser que a vaga certa não tenha aparecido, mas precisamos considerar que alguns erros comuns na procura por um trabalho acontecem já na criação do currículo:
“O desafio de encontrar um trabalho pode parecer complicado com o passar dos dias, criando uma rotina um pouco angustiante. Acontece que o mercado de trabalho está bem competitivo e muitas pessoas acabam, no desespero, cometendo erros no currículo. Claro que depende muito das vagas que são abertas e da experiência da pessoa, mas a vontade de ter um trabalho pode levar candidatos a cometerem erros clássicos nesta procura”, explica Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.
O erro mais comum é o envio de currículos para qualquer vaga de trabalho que aparecer. Karina lembra que, por mais desesperada que uma pessoa possa estar, ficar mandando vários currículos para tudo que é lado não vai funcionar:
“Se a vaga é operacional e a pessoa sempre trabalhou com vendas, as chances deste currículo não ser considerado são altas. Nunca foi uma estratégia eficaz, ainda mais quando o candidato não se encaixa completamente nas exigências. A espera por uma resposta aliada com a resposta negativa vai frustrar ainda mais o candidato”
Currículo com falsas informações
Não é interessante mentir sobre experiências, projetos e qualificações. Tentar criar mais volume para o currículo é desastroso, ainda mais se o processo de recrutamento seguir para a próxima etapa, com entrevista:
“Vai prejudicar as perspectivas futuras deste candidato com recrutadores e a própria empresa, caso tenha outra oportunidade mais adiante. Por exemplo, se a falta de experiência é uma preocupação do candidato, o ideal é destacar outras vantagens e habilidades, como cursos extras e formação profissional. Quanto mais honesto o currículo, melhor será o resultado, mesmo que em processos futuros para outras vagas”.
Nenhum recrutador gosta de receber currículo com erros de digitação, de português ou com ideias confusas. A dica da especialista é estruturar o documento, sem erros e com ideias claras. Currículos com vários erros podem fechar portas, sim. Se o candidato tiver dificuldade em criar um currículo interessante, vale pedir para um amigo ajudar na formatação e só enviar quando todas as informações estiverem bem organizadas, sem erros e bem apresentável:
“A busca pelo emprego tem um grande desafio, que são outros candidatos. Errar no currículo só cria mais uma barreira, então o melhor é evitar erros comuns. Não custa nada e vai aumentar as chances de sucesso” completa Pelanda.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AROLDO ANTONIO GLOMB JUNIOR
[email protected]