5 dicas para espantar o sono depois do almoço

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Depois do almoço é difícil encarar a volta ao trabalho porque bate aquele sono. É normal, afinal nosso corpo tem que fazer a digestão e, por isso, o fluxo sanguíneo se concentra na região da barriga, deixando o cérebro menos oxigenado e o sistema nervoso menos irrigado.
Para evitar essa sonolência, podemos comer menos e apostar em alimentos leves. Mas também dá para adotar outras táticas, como beber mais água e comer um chocolate 70% de sobremesa – confira essas cinco dicas.
Coma menos
A sensação de sono é menor quando não comemos em excesso. Em vez de se empanturrar no almoço ou no jantar, é melhor comer mais vezes ao longo do dia, e em menor quantidade.
Evite o carboidrato
Quando comemos carboidratos simples, sem proteínas ou gorduras adicionadas, sentimos um pico de glicemia no sangue, que logo é seguida de uma baixa. É nessa baixa que sentimos falta de energia e sonolência.
Beba água
Quando falta água no nosso corpo, sentimos uma perda de energia e até mesmo mais dificuldade de pensar. Não esqueça de parar e tomar um copo de água de vez em quando.
Tome sol
Um dos hormônios responsáveis pelo sono é a melatonina. O sol, nesse caso, tem o efeito oposto, o de nos despertar. Quando passamos o dia em locais fechados, o cérebro entende essa falta de luz como um sinal de que é hora de dormir, libera melatonina e nosso nível de energia cai.
Coma chocolate 70%
Isso mesmo: o chocolate 70% tem teobromina e cafeína, duas fontes de energia, além de flavonoides, que melhoram o humor. Só não vale exagerar na porção.