Planetário do Parque do Carmo leva espectadores à viagem espacial sem sair de Itaquera

content image
Horários: Quarta a domingo, das 9 às 17h - duração: 40 minutos Preços: Gratuito. Onde: Parque do Carmo – Av. Afonso Sampaio Souza, 951, Itaquera - São Paulo. Informações: (11) 2748-0010 www.ambiente.sp.gov.br

Que tal um passeio pelas estrelas? É possível fazer isso sem sair de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo

Inaugurado em 2005, o Planetário do Carmo tem um equipamento de altíssima qualidade, que leva os espectadores em uma viagem de sentidos pela galáxia. O planetário tem 1.750 m² e foi reaberto em 8 de maio de 2016 após passar por reformas e agora conta com o projetor Universarium VIII, com tecnologia de ponta, que reproduz imagens em uma cúpula com 20 metros de diâmetro.
Esse é um equipamento de altíssima tecnologia, sem similar na América do Sul. Somente a Europa e Nova York têm o privilégio de desfrutar esse espetáculo que faz os visitantes realmente se sentirem perto do céu, do sol e até das constelações do Zodíaco.
Além disso, são 41 projetores periféricos, 109 lentes e 9 mil fibras ópticas, que fazem projeção de estrelas, planetas, simulam eclipses e outros fenômenos cósmicos. A sala possui 230 lugares com cadeiras de diferentes inclinações, o que permite boa visão da cúpula a qualquer um. A sala tem ar condicionado e as apresentações duram aproximadamente 40 minutos.
A diversão continua do lado de fora, atrás do planetário, onde há uma esplanada cósmica, onde se localizam dois telescópios e outras atividades ligadas a astronomia são realizadas, como observação monitorada do céu.
Além disso, periodicamente são realizadas palestras interessantíssimas, que discutem temas como a origem do universo ou até mesmo a possibilidade de vida fora do planeta Terra, para acompanhar sugerimos seguir a página do planetário no Facebook.
Em grandes centros metropolitanos como São Paulo, em que a observação do céu é prejudicada pela poluição, nuvens e pela iluminação noturna, os planetários são uma ferramenta pedagógica indispensável para o ensino básico da Astronomia. A Via Láctea, os aglomerados estelares, as nebulosas e as galáxias são apresentadas com grande precisão de detalhes. É possível simular uma viagem espacial pelo Sistema Solar, eclipses, fases da Lua e outros fenômenos cósmicos.
Também é possível saltar 3 mil anos para frente ou para trás no tempo com total correção astronômica, com projeção de estrelas, planetas, cometas, linhas de referência da esfera celeste, desenhos das constelações, cometas e objetos do céu profundo.
As sessões são realizadas as 10h, 12h, 15h e 17h aos sábados, domingos e feriados nos meses de março a junho e agosto a novembro. Em dezembro, janeiro, fevereiro e julho, ou seja, durante o período de férias, as sessões serão abertas ao público durante a semana, entre quarta e sexta.
O planetário do Carmo é grátis, e podem entrar na sessão crianças a partir dos 5 anos (mediante apresentação de documento de identidade). As senhas para as exibições são distribuídas sempre uma hora antes das sessões. Eles também recebem passeios escolares, mais informações sobre agendamento no (11) 2522-4669 ou pelo e-mail  agendamentoescolarplanetariocarmo@prefeitura.sp.gov.br.
Tem atendimento preferencial: 11 senhas para pessoas com deficiência + 11 para acompanhantes, 4 locais para cadeirantes. 11 senhas para gestantes, obesos e idosos (mediante apresentação de documento de identidade) + 11 para acompanhantes. Todos os atendimentos prioritários têm direito a um acompanhante. Caso as vagas preferenciais não sejam preenchidas, as senhas serão distribuídas ao público 5 minutos antes da sessão.